A orientação profissional vivenciada a partir da gamificação

  • Yane Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Francisco Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Resumo


Este artigo apresenta a pesquisa desenvolvida com o intuito de propor e avaliar a metodologia de orientação profissional apoiada em estratégias de gamificação, desenvolvida com estudantes do ensino médio integrado. A metodologia de pesquisa envolveu coleta de dados através de revisão sistemática de literatura, análise documental, entrevistas, grupo focal e questionários. Como resultados tivemos o desenvolvimento do jogo GamIFique e do manual de utilização da metodologia. Os participantes puderam vivenciar a realidade profissional da área que estudam, mediados através dos desafios do jogo. Assim, essa combinação mostrou-se viável para provocar o comportamento exploratório dos estudantes e ampliar o conhecimento em relação a profissão.

Palavras-chave: Orientação Profissional, Gamificação, Ensino Médio

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Publicado
24/11/2020
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MACHADO, Yane; OLIVEIRA, Francisco. A orientação profissional vivenciada a partir da gamificação. In: S WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (WCBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 84-93. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.84.