Acanno: Um Jogo Eletrônico de RPG com acessibilidade em LIBRAS

  • Gabriel B. da Silva Lima Universidade do Estado do Amazonas
  • Marcos R. dos Santos Universidade do Estado do Amazonas
  • Almir de O. Costa Junior Universidade do Estado do Amazonas
  • Jucimar M. da Silva Jr. Universidade do Estado do Amazonas

Resumo


Este trabalho relata o processo de desenvolvimento de um jogo eletrônico de RPG acessível em LIBRAS. O seu desenvolvimento segue elementos e mecânicas similares à JRPGs das décadas de 80 e 90 e está sendo desenvolvido com RPG Maker MV, Inkscape e FontForge. De modo geral, mas não se restringe, o público-alvo serão os estudantes do Ensino Fundamental (I e II) e com a possibilidade de ser um jogo acessível para alunos surdos. O processo de criação do jogo segue a metodologia ágil, iterativa e incremental.

Palavras-chave: Jogo Eletrônico, RPG, LIBRAS, Acessibilidade

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Publicado
24/11/2020
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LIMA, Gabriel B. da Silva; SANTOS, Marcos R. dos; COSTA JUNIOR, Almir de O.; SILVA JR., Jucimar M. da. Acanno: Um Jogo Eletrônico de RPG com acessibilidade em LIBRAS. In: S WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (WCBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 155-162. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.155.