LabEAD: Laboratório Remoto para o Ensino de Engenharia

  • Victor Hayashi Universidade de São Paulo
  • Felipe Almeida Universidade de São Paulo
  • Reginaldo Arakaki Universidade de São Paulo
  • Julio Carlos Teixeira Universidade Federal do ABC
  • Danilo Martins Universidade de São Paulo
  • Edson Midorikawa Universidade de São Paulo
  • Paulo Sérgio Cugnasca Universidade de São Paulo
  • Sergio Canovas Universidade de São Paulo

Resumo


O LabEAD é um projeto de laboratório remoto que busca viabilizar experimentos à distância durante o distanciamento social do COVID-19. Seu protótipo é apresentado em três estudos de caso: apoio a criação de vídeos com bancada remota para disciplina de Eletrônica Analógica; disponibilização de dados reais em portal web para a disciplina de Máquinas Elétricas; execução de experimentos de Eletrônica Digital de forma totalmente remota.

Palavras-chave: Laboratório Remoto, Engenharia, Eletrônica Digital

Referências

DAHLQVIST, F; PATEL, M; RAJKO, A; SHULMAN, J. Growing opportunities in the Internet of Things. Disponível em: https://www.mckinsey.com/industries/private-equity-and-principal-investors/our-insights/growing-opportunities-in-the-internet-of-things. Acesso em: 15 ago. 2020.


GARTNER. Fashion Goes Phygital. Disponível em: https://www.gartner.com/en/marketing/insights/daily-insights/fashion-goes-phygital. Acesso em: 06 ago. 2020.


MACIENTE, A; NASCIMENTO, P; A DEMANDA POR ENGENHEIROS E PROFISSIONAIS AFINS NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL Disponível em: http://www.iea.usp.br/eventos/documentos/a-demanda-por-engenheiros-e-profissionais-afins-no-mercado-de-trabalho-formal Acesso em: 15 ago. 2020.


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP Nº: 9/2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=147041-pcp009-20&category_slug=junho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 ago. 2020.


NASA. Mars Pathfinder. Disponível em: https://mars.nasa.gov/mars-exploration/missions/pathfinder/. Acesso em: 15 ago. 2020.


SINGH, Arvind et al. Improving Student Engagement in Teaching Electric Machines Through Blended Learning. IEEE Transactions on Education, v. 62, n. 4, p. 297-304, 2019.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
HAYASHI, Victor; ALMEIDA, Felipe; ARAKAKI, Reginaldo; TEIXEIRA, Julio Carlos; MARTINS, Danilo; MIDORIKAWA, Edson; CUGNASCA, Paulo Sérgio; CANOVAS, Sergio. LabEAD: Laboratório Remoto para o Ensino de Engenharia. In: S WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (WCBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 187-194. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.187.