CLIO - um protótipo de aplicação de Realidade Virtual para auxiliar no ensino da disciplina de História para alunos com TDAH

  • Ian Marcony L. Salazar Fundação Matias Machline
  • Débora M. Silva Fundação Matias Machline
  • Pedro Gabriel P. Dias Fundação Matias Machline
  • Ricardo C. Fernandes Fundação Matias Machline
  • João da Silva Queroga Universidade do Estado do Amazonas
  • Sérgio R. C. Vieira Faculdade FUCAPI

Resumo


Na disciplina de história do ensino fundamental é essencial a atenção dos alunos para compreender e absorver os conhecimentos transmitidos. No mundo de hoje as crianças ficarem sentadas, quietas e concentradas, é um problema, ainda mais quando ocorrem distrações durante a aula. Este trabalho visa apresentar um protótipo do software CLIO, que utiliza a Realidade Virtual (RV) como um mecanismo para auxiliar os professores no ensino de História com alunos que possuem TDAH. Desse modo, busca-se minimizar os impactos negativos do transtorno através de um tour num mundo tridimensional (3D) que retrata um momento histórico, e,acompanhado de uma personagem chamada Clio, a deusa grega da História, que explicará um assunto relacionado a disciplina, além de interagir por meio de perguntas, com pontuação a respeito do assunto, para verificar se o aluno estava prestando atenção na explicação do conteúdo e para instigá-lo a aprender mais, tornando-o o protagonista da história.

Palavras-chave: Realidade Virtual, História, TDAH

Referências

CALIMAN, Luciana Vieira. O TDAH: entre as funções, disfunções e otimização da atenção. Psicol. estud., Maringá , v. 13, n. 3, p. 559-566, Setembro. 2008.


COUTINHO, Dário, O que é Realidade Virtual? Entenda melhor como funciona a tecnologia. Techtudo Publicado em 29/09/2015.


CLUA, Esteban Walter Gonzalez; BITTENCOURT, João Ricardo. Desenvolvimento de jogos 3D: concepção, design e programação. In: Anais da XXIV Jornada de Atualização em Informática do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2005. p. 1313-1356.


IAMARINO, Atila. Déficit de atenção. Youtube.Publicado em 17/12/2016.


MOGNON, F. (2017). Uma abordagem para modelagem de software utilizando a OPM para desenvolvimento iterativo, incremental e ágil(Master's thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná).


SOARES, Euclides de Vargas. Realidade Virtual nas aulas de História. Brasil Escola.


VARELLA, Drauzio.Drauzio explica TDAH e mostra como superar as dificuldades do transtorno. Globo.Publicado em 10/03/2013.


MALHEIROS, Bruno; MALHEIROS, Gustavo. APRENDIZAGEM.


Unity (2020). Unity documentation @ONLINE


Google, C. (2020). Experience virtual reality in a simple, fun, and affordableway@ONLINE.


Audacity®(2020). Audacity Team.
Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SALAZAR, Ian Marcony L.; SILVA, Débora M.; DIAS, Pedro Gabriel P.; FERNANDES, Ricardo C.; QUEROGA, João da Silva; VIEIRA, Sérgio R. C.. CLIO - um protótipo de aplicação de Realidade Virtual para auxiliar no ensino da disciplina de História para alunos com TDAH. In: S WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (WCBIE), 9. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 203-210. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2020.203.