Contribuições para o Design de Gamificação em Contextos Educacionais

Resumo


O interesse na gamificação por professores e outros profissionais da educação vem aumentando nos últimos anos. Contudo, a literatura indica que dependendo da forma como a gamificação é planejada e executada os resultados podem beneficiar ou prejudicar à aprendizagem e motivação dos estudantes. Neste contexto, é fundamental desenvolver técnicas de design, aplicação e avaliação da gamificação específicas para o contexto educacional com o objetivo de maximizar os benefícios e mitigar potenciais problemas. Dessa forma, este trabalho apresenta parte das contribuições alcançadas neste trabalho de doutorado focando: (a) no desenvolvimento e validação da primeira taxonomia de elementos de jogos específica para o contexto educacional; (b) no framework conceitual para gamificar ambientes de aprendizagem testado e validado por profissionais do ensino; e (c) na uso de dados empíricos de centenas de usuários (N=1692) para criar estratégias inovadoras de design de gamificação por meio técnicas de mineração de dados. Os resultados obtidos viabilizaram tanto o uso adequado dos elementos de gamificação durante o processo de planejamento da gamificação quanto a correta aplicação da gamificação em ambientes de ensino.

Palavras-chave: Gamificação, Contexto educacional, Taxonomia, Framework conceitual

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Publicado
22/11/2021
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TODA, Armando M.; CRISTEA, Alexandra I.; ISOTANI, Seiji. Contribuições para o Design de Gamificação em Contextos Educacionais. In: S WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (WCBIE) , 2021 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/wcbie.2021.218753.