Jogos Inteligentes Tangíveis como Instrumento de Mensuração Cognitiva

  • Érica J. S. Scheffel Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Claudia L. R. Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


Este artigo descreve um método para construção de jogos computadorizados que visam mensurar aspectos cognitivos, acrescidos da observação psicomotora, possibilitada pelo uso de peças físicas equipadas com sensores e microcontroladores, os quais transmitem os dados provenientes de sua manipulação ao computador responsável pelas análises. Com a exposição excessiva às telas dos dispositivos, gerada pela pandemia de Covid-19, será importante resgatar a motricidade na educação. O método apresenta um exemplo de jogo, chamado Hash 3D, onde a interação homem-máquina aconteceu por meio da tecnologia Arduino, a fim de promover um estudo sobre os processos cognitivos da Teoria PASS de Luria de forma manipulável e lúdica.

Palavras-chave: Jogos Inteligentes Tangíveis, Cognição, Instrumento de Mensuração, PASS

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Publicado
22/11/2021
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SCHEFFEL, Érica J. S.; MOTTA, Claudia L. R.. Jogos Inteligentes Tangíveis como Instrumento de Mensuração Cognitiva. In: S WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (WCBIE) , 2021 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 81-90. DOI: https://doi.org/10.5753/wcbie.2021.218785.