AvaliaJS: Planejamento da Avaliação do Desempenho de Alunos em Jogos Sérios

Resumo


Jogos Sérios (JS) devem ser projetados com foco não apenas na reação, mas na avaliação do desempenho do aluno, o que tem sido negligenciado. Este trabalho visa desenvolver e avaliar o AvaliaJS, um modelo conceitual (que possui dois artefatos: modelo canvas e documento de projeto) para estruturar, orientar e apoiar o planejamento da concepção e execução da avaliação. Os artefatos foram aplicados a três jogos já prontos, como prova de conceito. A qualidade foi avaliada por seis especialistas em desenvolvimento e avaliação de JSs, por meio de um questionário. Os resultados apontam que o modelo pode auxiliar na documentação e desenvolvimento dos artefatos, coleta de dados e execução da avaliação.

Palavras-chave: Jogos Sérios, Desempenho, Avaliação

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Publicado
22/11/2021
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OLIVEIRA, Rháleff N. R.; ROCHA, Rafaela Vilela. AvaliaJS: Planejamento da Avaliação do Desempenho de Alunos em Jogos Sérios. In: S WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (WCBIE) , 2021 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 101-110. DOI: https://doi.org/10.5753/wcbie.2021.219034.