FalePirata: Um Jogo Sério para Auxílio no Processo de Alfabetização Por Meio do Método Fônico

  • Artur Tertuliano D. Vergara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Anderson Corrêa de Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rosangela Langer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mara Lucinéia M. Bueno Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo


Obter a plena alfabetização dos brasileiros ainda é um obstáculo, visto que uma considerável parte da população sofre com a falta de escolarização. Este trabalho tem como objetivo apresentar um jogo sério, denominado "Fale Pirata", desenvolvido com o propósito de auxiliar no processo de aprendizagem da alfabetização, por meio do método fônico, que é indicado quando considera-se uma educação mais inclusiva. Para o desenvolvimento do jogo, a metodologia considerou aspectos de design de Interação Criança-Computador (ICC) e de elementos de jogos digitais aliados a requisitos inseridos no software, que são primordiais no método fônico, tais como a apresentação visual da articulação labial e do som produzido por letras e palavras.

Palavras-chave: Jogo Sério, Alfabetização, Método Fônico

Referências

Aires, S., Santos, Y., de Andrade, M. A. A., Araújo, L., and Madeira, C. (2019). Chute certo: Um jogo digital educativo para auxiliar no processo de alfabetização. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 753–762. SBC.

Alencar, L., Pessoa, M., and Pires, F. (2019). Looking for pets: um jogo de estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 1251.

Barbosa, C. R., Neto, J. C., and Vasconcelos, G. (2017). Swaspie: proposta de um software para as fases pré-silábica e silábica da alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 23, page 1079.

Barbosa, D. T. and de Souza, N. N. (2017). O método fônico sob a perspectiva neuropsicológica. Revista da UNIFEBE, 1(22):21–36.

Corrêa de Lima, A., Cruz, N., Daniele Cavalheiro, M., Araújo, Q., and Santos Batista, E. J. (2018). Access education: Educational platform based on cci principles and web accessibility. In 2018 XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), pages 277–283.

de Castro Junior, H. P., de Almeida, M. J. M., Montenegro, K. S., and de Oliveira, A. I. A. (2008). O software "brincando com leitura": estimulação de habilidades para a aprendizagem de leitura e escrita de crianças com deficiência. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1.

Fragoso, A. O., Menezes, A., Dias, N. M., and Seabra, A. G. (2013). Dificuldade de leitura em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: Relato de intervenção com método fônico. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 13(1).

Lucchese, F. and Ribeiro, B. (2009). Conceituação de jogos digitais. São Paulo, page 7.

Valenza, M. V., Hounsell, S., Gasparini, I., et al. (2018). Guidelines para game design de jogos sérios para criançaas. In Brazilian Symposium on Games and Digital Enterntainement.
Publicado
22/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
VERGARA, Artur Tertuliano D.; LIMA, Anderson Corrêa de; LANGER, Rosangela; BUENO, Mara Lucinéia M.. FalePirata: Um Jogo Sério para Auxílio no Processo de Alfabetização Por Meio do Método Fônico. In: S WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (WCBIE) , 2021 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 174-181. DOI: https://doi.org/10.5753/wcbie.2021.218445.