Tutoria: uma Plataforma para Apoiar Boas Práticas de Feedback no Processo de Ensino e Aprendizagem

  • Taciana Pontual Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-2775-4913
  • Verenna Arêdes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Samuel Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Victória Luisi Universidade Federal de Pernambuco
  • Giuseppe Fiorentino Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rodrigues Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Dyego Morais Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0001-5223-1474
  • Pericles B. C. Miranda Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rafael Ferreira Mello Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-3548-9670

Resumo


O feedback dado por professores a estudantes sobre atividades avaliativas é fundamental para a construção do conhecimento dos estudantes e compreensão acerca de sua trajetória de aprendizagem. Entretanto, frequentemente professores não conseguem fornecer feedback de qualidade e em tempo hábil, devido a sobrecarga de trabalho e falta de tempo, gerando frustração para todos os envolvidos. Tutoria é uma plataforma com o objetivo de apoiar professores na correção de atividades avaliativas de maneira mais rápida, mas mantendo a qualidade e a personalização. Para isso, Tutoria foi desenvolvida priorizando a usabilidade, recursos de correção de questões discursivas, e técnicas de inteligência artificial.

Palavras-chave: Tutoria, Feedback, Avaliação, Ensino e Aprendizagem

Referências

Barbosa, S. D. J.; Silva, B. S. (2010) Interação Humano-Computador. RJ: Elsevier.

Boud, D., Molloy, E. 2013. Rethinking models of feedback for learning: the challenge of design. Assessment & Evaluation in higher education 38, 6 (2013), 698–712.

Cavalcanti, A. P., Diego, A., Carvalho, R., Freitas, F., Tsai, Y. S., Gašević, D., & Mello, R. F. (2021). Automatic feedback in online learning environments: A systematic literature review. Computers and Education: Artificial Intelligence, 100027.

Freeman, R.; Lewis, R. (2016) Planning and implementing assessment. Routledge.

Higgins, R.; Hartley, P.; Skelton, A. (2001) Getting the message across: the problem of communicating assessment feedback. Teaching in higher education 6, 2, 269–274.

Ivanic, R.; Clark, R.; Rimmershaw, R. (2000) What am I supposed to make of this?: the messages conveyed to students by tutors’ written comments.

Nicol, D. J.; Macfarlane-Dick, D. (2006) Formative assessment and self-regulated learning: A model and seven principles of good feedback practice. Studies in Higher Education 31, 2, 199–218.

Wiggins, G. (1998) Educative Assessment. Designing Assessments To Inform and Improve Student Performance. ERIC.
Publicado
22/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
FALCÃO, Taciana Pontual et al. Tutoria: uma Plataforma para Apoiar Boas Práticas de Feedback no Processo de Ensino e Aprendizagem. In: S WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (WCBIE) , 2021 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 213-220. DOI: https://doi.org/10.5753/wcbie.2021.218684.