Uma Nova Abordagem para Validação de Regras de Negócio Através de Transformação e Composição de Modelos MDA

Authors

  • Jaguaraci Batista Silva Universidade Federal da Bahia
  • Luciano Porto Barreto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2009.149

Keywords:

Ciência da Computação, Engenharia de Software, Model-driven Architecture

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jaguaraci Batista Silva, Universidade Federal da Bahia

Tem experiência na área de computação em projetos de infraestrutura, sistemas SCADA, modernização de parque tecnológico, consolidação de servidores, desenvolvimento de sistemas e jogos em PC e dispositivos móveis. É professor da FUNDHAS e ETEC São José dos Campos com diversas contribuições para melhoria de processo e produto de software com base em metodologias modernas como: BPM, SPEM, RUP, XP e CMMI. Pesquisador assíduo sobre técnicas de formalização, verificação e reuso de modelos MDA desde 2005 utilizando: ontologia, XMI, OWL e programação orientada à aspectos para prover confiabilidade em projetos de sistemas críticos que incorporam em seu processo de desenvolvimento a Unified Modeling Language (UML) em todas as suas versões. É mestrando em engenharia eletrônica e computação pelo ITA e possui pós-graduações em sistemas distribuídos, engenharia de software e modelagem de processos pela UFBA.

Luciano Porto Barreto, Universidade Federal da Bahia

Possui doutorado em Informática pela Université de Rennes I (2003), França. É professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação (DCC) e do Mestrado em Mecatrônica da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Segurança da Informação, Sistemas Distribuídos e Redes, Sistemas Operacionais, Sistemas de Tempo Real e Engenharia de Software para domínios específicos.

Published

2009-12-09

How to Cite

Silva, J. B., & Barreto, L. P. (2009). Uma Nova Abordagem para Validação de Regras de Negócio Através de Transformação e Composição de Modelos MDA. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 2. https://doi.org/10.5753/isys.2009.149

Issue

Section

Regular articles