Visualização de Informação aplicada à compreensão de resultados de Recuperação de Imagens Baseada em Conteúdo

Authors

  • Davi Silva Rodrigues Universidade de São Paulo
  • Fátima L. S. Nunes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2014.242

Abstract

A Visualização de Informação se propõe a representar dados abstratos graficamente, de modo a melhorar a compreensão dos mesmos. Sistemas de recuperação de imagens baseada em conteúdo (Content-Based Image Retrieval - CBIR) produzem grandes volumes de dados, que, muitas vezes, são exibidos de modo pouco compreensível. Tendo em vista este cenário, este artigo tem como objetivo propor e avaliar técnicas de visualização de informação que otimizem a exibição de resultados de sistemas de CBIR. Foram desenvolvidas duas técnicas bidimensionais e duas tridimensionais. Por meio de avaliação com usuários, constatou-se que as técnicas bidimensionais propostas foram as mais eficientes em melhorar a compreensão dos resultados no contexto analisado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Davi Silva Rodrigues, Universidade de São Paulo

Laboratório de Aplicações de Informática em Saúde (LApIS) Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (USP)

Fátima L. S. Nunes, Universidade de São Paulo

Laboratório de Aplicações de Informática em Saúde (LApIS) Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo (USP)

Published

2014-10-23

How to Cite

Rodrigues, D. S., & Nunes, F. L. S. (2014). Visualização de Informação aplicada à compreensão de resultados de Recuperação de Imagens Baseada em Conteúdo. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 7(1), 89–111. https://doi.org/10.5753/isys.2014.242

Issue

Section

Regular articles