Desenvolvendo Empreendedores e Criando Startups no curso de Sistemas de Informação

Authors

  • Luiz Melo Romão Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Marcelo Leandro de Borba
  • Vanessa de Oliveira Collere

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2016.315

Abstract

O conceito de Universidade Empreendedora emerge como uma resposta às novas demandas da sociedade, ampliando suas interações e criando ambientes de inovação. Neste sentido, desde 2014, o Bacharelado em Sistemas de Informação da Univille em parceria com a Incubadora do Inovaparq, vem oferecendo para seus acadêmicos o Programa de Desenvolvimento do Empreendedorismo e Criação de Startups. O objetivo do programa é propor para os acadêmicos um novo modo de pensar e de construir produtos e serviços inovadores que levem a um negócio sustentável. O programa é dividido em 13 etapas que auxiliam desde a concepção de ideias de negócios até a sua validação com o mercado e já recebeu mais de 80 propostas. O programa é uma ferramenta que vem conseguindo sensibilizar um grande número de acadêmicos, prospectando propostas inovadoras e qualificando futuros empreendedores com conceitos atuais de desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luiz Melo Romão, Universidade da Região de Joinville - Univille

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, especialização em Redes de Computadores, Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professor pela Universidade da Região de Joinville e subchefe do Departamento de Informática. Desenvolve pesquisa nas áreas de Mineração de Dados, Inteligência Artificial Aplicado a Robótica e Inovação Tecnológica e Gestão de Incubadoras de Empresas. Coordena a equipe de robótica da Univille. Atua como Gerente da Incubadora do Parque Tecnológico Inovaparq. É líder do grupo de Pesquisa e Estudos em Informática Aplicada e membro do grupo de pesquisa em Engenharia de Produto e da Produção pela Universidade da Região de Joinville.

Published

2016-12-18

How to Cite

Romão, L. M., Borba, M. L. de, & Collere, V. de O. (2016). Desenvolvendo Empreendedores e Criando Startups no curso de Sistemas de Informação. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 9(3), 56–68. https://doi.org/10.5753/isys.2016.315

Issue

Section

Special issues articles