R-BPM: Uma Metodologia para Gerenciamento de Processos de Negócios Consciente dos Riscos

Authors

  • Fábio da Silva Ferreira Instituto Federal do Sudeste de Minas - Campus Barbacena Centro de Informática – Universidade Federal de Pernambuco (CIn - UFPE)
  • Carina Frota Alves Centro de Informática – Universidade Federal de Pernambuco (CIn - UFPE)
  • Rosa Candida Cavalcanti Faculdade dos Guararapes (FG)

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2016.319

Abstract

Na busca por agilidade, economia e qualidade em seus processos, um número crescente de empresas tem adotado técnicas de Gerenciamento de Processos de Negócios (Business Process Management – BPM). No entanto, mesmo gerenciados, os processos podem enfrentar riscos que podem causar forte impacto sobre os objetivos da organização caso estes riscos não sejam gerenciados de forma apropriada. Este artigo tem como objetivo construir e avaliar uma metodologia para realizar o gerenciamento de riscos em processos de negócios de forma integrada com o ciclo de vida BPM. A metodologia, chamada de R-BPM, é composta de um modelo de fases e de uma ferramenta de apoio. Ela é inspirada na estrutura de gerenciamento de riscos do COSO e foi construída através da estratégia de Design Science Research. Para realizar a avaliação da metodologia, ela foi aplicada em uma organização experiente em BPM e avaliada através de um survey com pesquisadores e especialistas na área. Os resultados mostram que a metodologia permite que as atividades relacionadas à gestão de riscos sejam executadas em conjunto com o ciclo de vida BPM. A integração entre atividades de riscos e processos de negócios otimiza recursos e fornece uma visão holística dos processos de negócios e seus riscos associados.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-12-29

How to Cite

Ferreira, F. da S., Alves, C. F., & Cavalcanti, R. C. (2016). R-BPM: Uma Metodologia para Gerenciamento de Processos de Negócios Consciente dos Riscos. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 9(4), 05–37. https://doi.org/10.5753/isys.2016.319

Issue

Section

Special issues articles