Avaliando Acessibilidade em Sistemas de Comunicação com Usuários Cegos

Authors

  • Simone Bacellar Leal Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Denis Silva da Silveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Ricardo Rodrigues Nunes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Claudia Simões Pinto da Cunha Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2010.173

Abstract

É possível perceber que muitas organizações estão tirando proveito dos Sistemas de Informação para facilitar a comunicação e o relacionamento com seus clientes. Mas é importante lembrar que esses sistemas deverão atender diferentes pessoas, sendo que algumas delas podem ter limitações física, motora, auditiva ou visual. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar como as pessoas cegas interagem com os sistemas de conversação da rede SACI e do site TERRA. Foram identificados problemas que podem impedir ou dificultar o acesso e o entendimento do conteúdo e gerou-se recomendações que podem contribuir para que os sistemas sejam mais acessíveis e de fácil uso para esse grupo de pessoas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Rodrigues Nunes, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Ricardo Nunes (Rio de Janeiro, Brazil) presently working as an academic researcher with the University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a large and well-regarded state university in Portugal. Deeply involved with PLAYER project being developed by UTAD for the EU. Was awarded a Master in Sciences degree by the Rio de Janeiro Federal State University (Universidade Federal do Estado do Rio-de-Janeiro - UNIRIO). Was awarded a degree in IT for Education by Veiga de Almeida University, Brasil. Areas of expertise and keen interest lie with Computer Supported Cooperative Work (CSCW), Virtual Environments, Usability, Accessibility, Human-Computer Interaction (HCI), Information Systems, WebDesign and Computer-Assisted Education.

Claudia Simões Pinto da Cunha Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Claudia Simões Pinto da Cunha Lima é Mestre em Informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio (2009) e graduada em Processamento de Dados (1994). Participou de projetos em empresa de desenvolvimento de software no Rio de Janeiro, atuando como consultora na área de levantamento de requisitos e modelagem de sistemas. Integrou o corpo docente da Universidade Veiga de Almeida e da Faculdade da Região dos Lagos, ambas no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente leciona em duas Universidades em Salvador- Bahia. Seus interesses de pesquisa incluem assuntos relacionados a engenharia de software, design, modelagem e projetos de sistemas de informação, ensino a distância e acessibilidade de sistemas Web.

Published

2010-12-20

How to Cite

Ferreira, S. B. L., da Silveira, D. S., Nunes, R. R., & Lima, C. S. P. da C. (2010). Avaliando Acessibilidade em Sistemas de Comunicação com Usuários Cegos. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 3(1). https://doi.org/10.5753/isys.2010.173

Issue

Section

Regular articles