A Business Model for Managing SOA Initiatives

Authors

  • Leonardo Guerreiro Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Thaíssa Diirr Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Fernanda Baião Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Flávia Santoro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.5753/isys.2014.238

Abstract

Para obter os benefícios corporativos com a implantação de uma abordagem SOA, não é suficiente tratar características técnicas. Uma estratégia alinhada ao negócio deve ser considerada como base para as atividades de implementação, validação, desenvolvimento e gestão de serviços. Um caso de negócio, um modelo de referência e uma arquitetura da organização devem ser estabelecidos. Este trabalho propõe objetivos, papéis e processos para governança SOA do ponto de vista da Arquitetura de Tecnologia de Informação. Os processos foram avaliados por especialistas na área de SOA que argumentam que adotariam os mesmos para a governança SOA em suas organizações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thaíssa Diirr, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Fernanda Baião, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Flávia Santoro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor Adjunto do Departamento de Informática Aplicada (DIA) do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Published

2014-10-22

How to Cite

Azevedo, L. G., Diirr, T., Baião, F., & Santoro, F. (2014). A Business Model for Managing SOA Initiatives. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 7(1), 4–33. https://doi.org/10.5753/isys.2014.238

Issue

Section

Regular articles

Most read articles by the same author(s)