Caracterização de elementos de ensino para retroalimentação do processo de planejamento com o uso de análise de agrupamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2102

Palavras-chave:

Análise de dados educacionais, Planejamento de ensino, Melhoria de ambiente de aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa objetivou caracterizar elementos de organização didático-pedagógica do ensino para feedback no ciclo de planejamento, a partir de dados de percepção de estudantes. Esse objetivo se insere na contribuição para a criação de melhores ambientes de ensino a partir da análise de dados e sua interpretação pedagógica no ambiente educacional. Com o uso de análise de agrupamentos os dados de percepção foram segmentados em função da semelhança entre as observações, considerando as respostas a itens selecionados (relação docente discente, exigência do curso, conteúdos, avaliações e apoio recebido pelo estudante) de questionário do estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, das edições de 2014 e 2017 com dados de licenciaturas do Distrito Federal. O algoritmo de agrupamento utilizado foi o Partitioning Around Medoids (PAM), alimentado por matriz de distâncias de Gower para o tratamento de conjuntos de dados com variáveis mistas. O número ótimo de agrupamentos foi determinado com a medida média de Silhueta. Os resultados possibilitaram caracterizar elementos para o ajuste do ensino frente determinadas características de percepção dos estudantes sobre o curso de graduação. A análise dos agrupamentos conduziu à identificação da interação entre docentes e discentes como elemento de ensino passível de melhoria. Esse elemento de ensino conduziu aos elementos de “definição de procedimentos de ensino” e “especificação de recursos de ensino” como pontos para análise na retroalimentação do processo de planejamento pedagógico.

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Biografia do Autor

Gustavo Danicki Aureliano Rosa, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília. Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Pesquisador-Tecnologista no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Luiz Síveres, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-09-22

Como Citar

ROSA, G. D. A.; SÍVERES, L. Caracterização de elementos de ensino para retroalimentação do processo de planejamento com o uso de análise de agrupamentos. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 30, p. 292–319, 2022. DOI: 10.5753/rbie.2022.2102. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2102. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos