Coletânea de uma Década de Ensino de Programação para Estudantes da Rede Pública no Projeto Introcomp

Autores

  • Marco A. M. Oliari Universidade Federal do Espírito Santo
  • José J. M. Uliana Universidade Federal do Espírito Santo
  • Beatriz M. S. Maia Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mirelly M. da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sophie D. Gama Universidade Federal do Espírito Santo
  • Thiago T. Paiva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Roberta L. Gomes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Patrícia D. Costa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo L. Guimarães Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2125

Palavras-chave:

Ensino de programação, Programação no ensino médio, Ensino remoto, Computação interativa, Aprendizado baseado em problema - ABL, Correção automática, Live streaming

Resumo

Este artigo apresenta os 10 anos de trajetória do projeto de extensão universitária Introcomp. O projeto visa introduzir a programação de computadores para estudantes de ensino médio da rede pública. O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiência da equipe do Introcomp na aplicação de diferentes abordagens para facilitar a aprendizagem de programação para seu público-alvo no decorrer desses anos - passando da linguagem C para Python, de aulas tradicionais a aulas totalmente interativas, chegando em 2020 ao modelo totalmente remoto devido à pandemia de Covid-19. Com isso, o artigo mostra como as lições aprendidas têm ajudado a equipe a repensar o uso de metodologias, tecnologias e plataformas digitais no ensino de programação para jovens do ensino médio em tempos de pandemia. A contribuição deste trabalho traz um avanço para o estado da arte e tem o potencial de ampliar o entendimento da comunidade sobre intervenções de educação em computação direcionadas principalmente ao público jovem.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-10-17

Como Citar

Oliari, M. A. M., Uliana, J. J. M., Maia, B. M. S., Silva, M. M. da, Gama, S. D., Paiva, T. T., Gomes, R. L., Costa, P. D., & Guimarães, R. L. (2021). Coletânea de uma Década de Ensino de Programação para Estudantes da Rede Pública no Projeto Introcomp. Revista Brasileira De Informática Na Educação, 29, 1202–1231. https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2125

Edição

Seção

Edição Especial :: EduComp 2021