Enigmas de Yucatàn: Recurso Educacional Digital para o Ensino de Geometria Espacial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2140

Palavras-chave:

Jogos Educacionais, Ensino de Geometria, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

No ensino da geometria espacial, a perspectiva de resolução de problemas é fundamental, pois permite ao estudante colocar-se diante de questionamentos e pensar criticamente, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico e espacial, e não apenas o uso de fórmulas, dando ênfase à visualização de situações geométricas e à sua representação no plano. O objetivo do presente trabalho é avaliar a qualidade educacional do jogo para dispositivos móveis Enigmas de Yucatàn, que visa propiciar situações didáticas para o ensino de transformações espaciais. Para isso, adotamos técnicas de avaliação da qualidade de softwares educativos. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram seis professores de Matemática e 11 estudantes do Ensino Médio, que utilizaram o jogo e, em seguida, preencheram um formulário de avaliação. Um terceiro grupo foi composto por três especialistas em materiais educacionais, que analisaram a conformidade dessa ferramenta em relação à legislação educacional brasileira no que tange à veiculação de conteúdos em materiais didáticos. Os resultados evidenciam que o jogo produzido está em conformidade com a legislação, sendo percebido por professores e alunos relevantes para a prática do ensino e da aprendizagem das noções de transformações geométricas espaciais.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-09

Como Citar

QUEIROS, L. M.; GOMES, A. S.; PEREIRA, J. W.; CASTRO FILHO, J. A. de; SANTOS, E. M. dos; SILVA NETO, D. F. da. Enigmas de Yucatàn: Recurso Educacional Digital para o Ensino de Geometria Espacial. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 30, p. 108–134, 2022. DOI: 10.5753/rbie.2022.2140. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2140. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos