Aplicativos para intervenção comportamental de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2423

Palavras-chave:

Análise do Comportamento Aplicada, Aplicativos, Transtorno do Espectro Autista, Tecnologia

Resumo

Considerando o uso de aplicativos como estratégia complementar para garantir intervenção comportamental intensiva para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o estudo teórico teve como objetivo identificar quais desses estão disponíveis nas lojas virtuais, recuperando-os e foram avaliados em trabalhos científicos no Google Acadêmico, assim como mapear as suas principais características em relação às tarefas de ensino e demais aspectos que garantam sua usabilidade e escalabilidade. Os aplicativos foram categorizados em ensino por tentativa discreta, de comunicação por pictograma e gerais que forneciam registro de resposta ou consequência ou apresentavam uma história. São propostas reflexões para aprimoramento e produção de novos aplicativos, como a personalização de tarefas e estímulos, para garantir o processo de ensino e aprendizagem de comportamentos específicos para pessoas com TEA, em uma perspectiva interdisciplinar dos conhecimentos produzidos tanto na área das Ciências da Computação Aplicada e da Psicologia Comportamental.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-23

Como Citar

Trevisan, D. F., Benitez, P., Gois, J. P., & Elias, N. C. (2021). Aplicativos para intervenção comportamental de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira De Informática Na Educação, 29, 1487–1504. https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2423

Edição

Seção

Artigos