Dinâmica de afetos em um Sistema Tutor Inteligente de matemática no contexto brasileiro: uma análise da transição de emoções acadêmicas

Autores

  • Felipe de Morais PPG em Computação Aplicada (PPGCA) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Patrícia A. Jaques PPG em Informática (PPGInf) Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0002-2933-1052

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2577

Palavras-chave:

Dinâmica de afetos, Sistemas Tutores Inteligentes, Emoções de Aprendizagem, Sexo dos Alunos

Resumo

A pesquisa em dinâmica de afetos estuda como as emoções dos alunos se desenvolvem e se manifestam durante a aprendizagem. Trabalhos recentes mostraram que essa dinâmica não é universal e que depende do contexto dos alunos, principalmente seu país de origem. Identificamos que nenhuma pesquisa desenvolveu um modelo de dinâmica de afetos validado no contexto brasileiro. Ainda, pesquisas na área de dinâmica de afetos não consideram as características de cada estudante. Este trabalho apresenta o primeiro modelo de dinâmica de afetos utilizando dados de alunos brasileiros aprendendo com um Sistema Tutor Inteligente de matemática baseado em passos. Este modelo possibilitou a descoberta de transições significativas entre as emoções acadêmicas confusão, frustração, tédio e engajamento. Além disso, este trabalho apresenta uma análise da dinâmica de afetos considerando o sexo dos alunos. Por meio desta análise, foi possível identificar que existem transições significativas dependentes do sexo do aluno, como a transição de tédio para engajamento que só é significativa para alunos do sexo feminino.

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Biografia do Autor

Patrícia A. Jaques, PPG em Informática (PPGInf) Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Patrícia Jaques Maillard, bolsista de produtividade do CNPq (PQ2), é doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no Laboratório de Informática de Grenoble, na França. Realizou pós-doutorado na Carnegie Mellon em 2012, no Human Computer Interaction Institute. Atualmente é professora colaborador e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada à Educação. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos, além de editar livros e escrever capítulos de livros voltados ao tema de Inteligência Artificial aplicada à Educação e Informática na Educação, tendo recebido diversos prêmios de melhor artigo ou trabalho de pesquisa. Foi Coordenadora do Comitê de Programa do CSBC-WIE 2010, chair da Trilha de Inteligência Artificial do SBIE-WIE 2011 e coordenadora geral do DesafIE 2016. A profa. Patrícia também é editora associada do IEEE Transactions on Learning Technologies (TLT) e faz parte do Editorial Board do Springer Journal on Multimodal User Interfaces, além de participar do comitê de programa de várias conferências nacionais e internacionais renomadas em Informática na Educação, Inteligência Artificial e Computação Afetiva (tais como ITS, ACII, SBIE, SBIA, etc). Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação do SBC nos anos de 2011, 2012, 2015, 2016 e 2017. Patricia foi coordenadora do projeto CAPES/COFECUB PRAIA (2006-2010), coordenadora do lado brasileiro do projeto STIC-AMSUD ACAI (2011-2012) e coordenadora internacional de projeto STIC-AMSUD Empatia (2018-2019). Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada a Educação.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

MORAIS, F. de; JAQUES, P. A. Dinâmica de afetos em um Sistema Tutor Inteligente de matemática no contexto brasileiro: uma análise da transição de emoções acadêmicas. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 30, p. 519–541, 2022. DOI: 10.5753/rbie.2022.2577. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2577. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Premiados