Caminhos para a Implementação do Interclasse de Jogos Digitais no Ensino de Educação Física no Cenário Pandêmico da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2616

Palavras-chave:

Ensino, Interclasse de Jogos Digitais, Educação Física, Microetnografia

Resumo

Esta investigação tem como campo de pesquisa uma escola estadual da rede de ensino do Ceará. Analisam-se as particularidades de uma nova estratégia voltada aos jogos interclasses, campeonato anual realizado e que envolve os estudantes de uma Escola Estadual de Educação Profissional. Em virtude das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, propõe-se, nesta investigação, realizar uma análise microetnográfica de uma nova modalidade de jogos interclasses: o Interclasse de Jogos Digitais, feito inovador, até então, nunca executado na rede pública estadual de ensino. Tal estratégia foi pensada para apoiar, diretamente, a disciplina de Educação Física e suas práticas, diante da impossibilidade de realização das competições em jogos tradicionais. A condução da investigação foi baseada na seguinte questão norteadora: Como o Interclasse de Jogos Digitais potencializou e tornou viável a prática da Educação Física, diante das céleres mudanças provocadas pela pandemia, na seara da educação? A partir da necessidade de adaptação, tornou-se indispensável criar verdadeiras trincheiras de abrigos ao público discente, atraindo-o e inserindo-o no âmbito escolar, inicialmente, de forma remota e, posteriormente, com a retomada das aulas presenciais, não perdendo o pensamento voltado aos jogos on-line, às linguagens de programação, desenvolvimento de códigos e suas tecnologias. Este estudo aponta para o alvorecer de novas práticas educacionais que deixarão um importante legado, não para uma área específica do conhecimento, mas um alicerce sólido para uma verdadeira prática interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abreu, J. A. O. de. Ludus Edu: ludificação como ferramenta para favorecer o balanceamento da avaliação de aprendizado do estudante pelo professor. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Informática, Recife, 2015. [GS Search].

Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. [GS Search] .

Betti, M. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998. [GS Search]

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: [Link]. Acesso em 11 jun. 2023.

Ceará. Decreto nº 33.510, de 16 de março de 2020. Decreta situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo coronavírus. Diário Oficial do Estado do Ceará: seção 3, Fortaleza, ano 12, n. 53, p. 1, 16 mar. 2020. Disponível em: [Link] Acesso em: 11 jun. 2022.

Ceará. Decreto nº 34.103, de 12 de junho de 2021. Mantém as medidas de isolamento social contra a Covid-19 no estado do Ceará, com a liberação de atividades. Diário Oficial do Estado do Ceará: seção 3, Fortaleza, ano 13, n. 137, p. 1-4, 12 jun. 2021. Disponível em: [Link]. Acesso em: 11 jun. 2022.

Dornellas, L. C. G. Gamificação e gincana virtual: um relato de experiência. In: DORNELLAS, L. C. G.; BASTOS, T. A. (org.). Políticas educacionais e práticas pedagógicas em tempos de pandemia: tensões e novas perspectivas na educação brasileira. [S.l.]: Editora Científica Digital, 2021. doi: 10.37885/210604939. [GS Search].

Erickson, F. Etnographic microanalysis of interacion. In: MILLROY, W. L. A.; PREISSLE, J. (eds.). The handbook of qualitative research in education. New York: Academic Press, 1992. p. 201-225. [GS Search].

Green, J. L.; Dixon, C. N.; Zaharlick, A. Ethnography as a logic of inquiry. In: FLOOD, J. (ed.). Methods of research on teaching the English language arts. New York: Routledge, 2005. p. 155-204. [GS Search].

Green, J.; Castanheira, M. L. Etnografia interacional como uma lógica-de-investigação dos processos de construção de oportunidades para aprendizagem. In: SPRADLEY, J. (Ed.). Participant observation. New York: Holt, Renehart & Winston, 1980. [GS Search].

Hodges, B. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Mar. 2020. Disponível em: [Link]. Acesso em: 11 jun. 2022.

Laville, C.; Dionne, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: UFMG, 1999.[GS Search].

Mcdermott, R. P.; Gospodinoff, K.; Aron, J. Criteria for an ethnographically adequate description of concerted actions and their contexts. Semiotica, v. 24, n. 3/4, p. 245-275, 1978. doi: 10.1515/semi.1978.24.3-4.245. [GS Search].

Mcgonigal, J. Reality is broken: why games make us better and how they can change the world. London: Handom House, 2011. [GS Search].

Nascimento, I. M. Tentando recuperar a interação social perdida durante a pandemia da Covid-19 por meio da gamificação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 27., 2021. Anais [...]. [S.l.]: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. doi: 10.5753/wie.2021.217367. [GS Search].

Reverdito, R. S. et al. Competições escolares: reflexão e ação em pedagogia do esporte para fazer a diferença na escola. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 37-45, 2008. [GS Search].

Rivero, L. et al. Um relato de experiência da adaptação de um evento acadêmico presencial para o contexto virtual em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 934-955, 2020. [GS Search].

Rothan, H. A.; Byrareddy, S. N. The epidemiology and pathogenesis of coronavirus disease (COVID-19) outbreak. Journal of Autoimmunity, v. 109, p. 1-4, 2020. 10.1016/j.jaut.2020.102433. [GS Search].

Silva, M. A. Jogos eletrônicos e educação física: uma opção para os anos iniciais do ensino fundamental. Motrivivência, v. 33, n. 64, p. 1-17, 2021. [GS Search].

Spradley, J. P. Praticipant observation. Orlando: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers, 1980. [GS Search].

Velavan, T. P.; Meyer, C. G. The COVID-19 epidemic. Tropical Medicine & International Health, v. 25, n. 3, p. 278-280, 2020.doi: 10.1111/tmi.13383. [GS Search].

Arquivos adicionais

Publicado

2023-09-03

Como Citar

SILVA, V. L. P. e; DAVID, P. B. Caminhos para a Implementação do Interclasse de Jogos Digitais no Ensino de Educação Física no Cenário Pandêmico da Covid-19. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 511–528, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2616. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2616. Acesso em: 27 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Premiados