Pensamento Computacional na Educação Brasileira: um olhar segundo artigos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2649

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Educação Básica, Resolução de problemas

Resumo

Em 2006, Jeannette Wing publicou um artigo no qual afirma ser importante o desenvolvimento de uma competência básica em todos os estudantes da Educação Básica. Essa competência, inerente ao profissional da computação, foi denominada de Pensamento Computacional. O termo ganhou relevância a partir de sua publicação e diversos trabalhos começaram a ser desenvolvidos. Com objetivo de entender um pouco melhor como esse termo tem sido utilizado e o sentido a ele atribuído, procedemos a uma revisão dos artigos publicados entre os anos de 2015 a 2019 no Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WalgProg) que ocorre no âmbito Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Os resultados apontam que ainda há muitas publicações que citam o termo de maneira descontextualizada ou atribuem a ele significados errôneos, porém, pudemos observar uma crescente preocupação em trazer maior embasamento ao termo quando esse surge no trabalho, destacando-se o potencial interdisciplinar do Pensamento Computacional, especialmente associado à resolução de problemas.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-17

Como Citar

CARVALHO, F.; BRAGA, M. Pensamento Computacional na Educação Brasileira: um olhar segundo artigos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 30, p. 237–261, 2022. DOI: 10.5753/rbie.2022.2649. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2649. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos