JEDi – Um Jogo Educacional Digital para Apoiar a Capacitação Discente na Identificação de Fake News Escritas em Língua Portuguesa: Estudos de Caso nos Ensinos Médio e Superior

Autores

  • Claudio A. Passos Instituto Militar de Engenharia (IME)
  • Flávio Roberto Matias da Silva Instituto Militar de Engenharia (IME)
  • Isabel Fernandes Centro Universitário União das Américas - UNIAMÉRICA
  • Paulo Márcio Souza Freire Instituto Militar de Engenharia (IME)
  • Ronaldo R. Goldschmidt Instituto Militar de Engenharia

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.634

Palavras-chave:

Educação Midiática, Jogos Educacionais Digitais, Detecção de Fake News

Resumo

Uma das estratégias para combater o crescente problema das fake news é capacitar pessoas para identificar esse tipo de notícia. Embora existam iniciativas em que tal capacitação é apoiada por jogos educacionais digitais (JED), os JED utilizados não dispõem de notícias escritas em Língua Portuguesa. Para suprir esta lacuna, o artigo apresenta o JEDi, um JED voltado à capacitação de estudantes na identificação de notícias falsas, divulgadas de forma intencional e no idioma português. O JEDi se desenrola em um tabuleiro a ser percorrido pelos jogadores na medida em que esses conseguem discernir entre notícias verdadeiras e falsas. Vence a partida, o jogador que alcançar o final do tabuleiro primeiro. A ideia é que, na medida em que joguem diversas partidas, os jogadores desenvolvam a capacidade de reconhecer notícias falsas. Ao persistir os resultados individuais dos jogadores, o JEDi permite analisar, com
técnicas de mineração de dados, o desempenho longitudinal de cada jogador e, portanto, sua efetividade como jogo na capacitação para reconhecer fake news. O artigo relata a aplicação do JEDi em um estudo de caso com alunos do Ensino Médio e outro com alunos da Educação Superior. Resultados quantitativos e qualitativos obtidos nos dois estudos apontam para a efetividade do JEDi como instrumento de capacitação na identificação de fake news.

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Biografia do Autor

Claudio A. Passos, Instituto Militar de Engenharia (IME)

Doutor em Algoritmo Complexos PPGI/UFRJ

Flávio Roberto Matias da Silva, Instituto Militar de Engenharia (IME)

Mestre de Sistema e Computação pelo PPGSC/IME-RJ

Isabel Fernandes, Centro Universitário União das Américas - UNIAMÉRICA

Doutora em Gestão e Inovação pelo PPGEP/Coppe/UFRJ

Paulo Márcio Souza Freire, Instituto Militar de Engenharia (IME)

Doutor em Engenharia de Defesa pelo PGED - Instituto Militar de Engenharia (IME) - RJ

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-28

Como Citar

PASSOS, C. A.; SILVA, F. R. M. da; FERNANDES, I.; FREIRE, P. M. S.; GOLDSCHMIDT, R. R. JEDi – Um Jogo Educacional Digital para Apoiar a Capacitação Discente na Identificação de Fake News Escritas em Língua Portuguesa: Estudos de Caso nos Ensinos Médio e Superior. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 634–661, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.634. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2790. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Premiados