Avaliação Automática de Redação: Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2869

Palavras-chave:

Correção de Redação, Análise de Conteúdo, Processamento de Linguagem Natural

Resumo

A Avaliação Automática de Redação (do inglês, Automatic Essay Scoring - AES) tem sido tema amplamente explorado na literatura. Ela permite dispensar o esforço humano aplicado na correção de um grande número de redações em um curto espaço de tempo. A maior parte dos trabalhos se concentra no esforço de desenvolver algoritmos que sejam capazes de corrigir automaticamente textos em inglês. No entanto, para a língua portuguesa, essa ainda é uma área que está em desenvolvimento. Neste contexto, este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura que busca identificar as abordagens de Inteligência Artificial que estão sendo utilizadas para oferecer suporte à avaliação de redações escritas na língua portuguesa. Os principais achados deste artigo incluem os seguintes fatos: (i) as abordagens dos trabalhos selecionados costumam focar no uso de atributos extraídos do texto em vez do uso de modelos pré-treinados baseados em Deep Learning; (ii) existe prevalência de métricas tradicionais, como Precisão, Cobertura e F-Measure na validação dos resultados; (iii) os feedbacks gerados pelas abordagens possuem um baixo detalhamento; e (iv) os artigos selecionados não analisam o impacto prático em aplicações do mundo real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Becheikh, N., Landry, R., & Amara, N. (2006). Lessons from innovation empirical studies in the manufacturing sector: A systematic review of the literature from 1993–2003. Technovation, 26(5-6), 644-664. doi: 10.1016/j.technovation.2005.06.016 [GS Search]

Camelo, R., Justino, S., & Mello, R. (2020). Coh-Metrix PT-BR: Uma API web de análise textual para a educação. Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 179–186. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2020.179 [GS Search]

Chen, T., He, T., Benesty, M., Khotilovich, V., Tang, Y., Cho, H., Chen, K., Mitchell, R., Cano, I., Zhou, T., et al. (2015). Xgboost: extreme gradient boosting. R package version 0.4-2, 1(4), 1–4. doi: 10.1145/2939672.2939785 [GS Search]

Cortes, C., & Vapnik, V. (1995). Support-vector networks. Machine Learning, 20(3), 273–297. doi: 10.1007/BF00994018 [GS Search]

Costa, L., Oliveira, E. H. T. d., & Castro Júnior, A. (2020). Corretor Automático de Redações em Língua Portuguesa: um mapeamento sistemático de literatura. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020), 1403–1412. doi: 10.5753/cbie.sbie.2020.1403 [GS Search]

Ferreira Mello, R., Fiorentino, G., Oliveira, H., Miranda, P., Rakovic, M., & Gasevic, D. (2022). Towards automated content analysis of rhetorical structure of written essays using sequential content-independent features in Portuguese. LAK22: 12th International Learning Analytics and Knowledge Conference, 404–414. doi: 10.1145/3506860.3506977 [GS Search]

Filho, A. H., Concatto, F., Nau, J., Prado, H. A. d., Imhof, D. O., & Ferneda, E. (2019). Imbalanced Learning Techniques for Improving the Performance of Statistical Models in Automated Essay Scoring. Procedia Computer Science, 159, 764–773. doi: 10.1016/j.procs.2019.09.235 [GS Search]

Filho, A. H., do Prado, H. A., Ferneda, E., & Nau, J. (2018). An approach to evaluate adherence to the theme and the argumentative structure of essays. Procedia Computer Science, 126, 788–797. doi: 10.1016/j.procs.2018.08.013 [GS Search]

Fonseca, E., Medeiros, I., Kamikawachi, D., & Bokan, A. (2018). Automatically Grading Brazilian Student Essays [Series Title: Lecture Notes in Computer Science]. Em A. Villavicencio, V. Moreira, A. Abad, H. Caseli, P. Gamallo, C. Ramisch, H. Gonçalo Oliveira & G. H. Paetzold (Ed.), Computational Processing of the Portuguese Language (pp. 170–179). Springer International Publishing. doi: 10.1007/978-3-319-99722-3_18 [GS Search]

Guimarães, N. S., Ferreira, A. J., Silva, R. d. C. R., de Paula, A. A., Lisboa, C. S., Magno, L., Ichiara, M. Y., & Barreto, M. L. (2022). Deduplicating records in systematic reviews: there are free, accurate automated ways to do so. Journal of Clinical Epidemiology, 152, 110–115. doi: j.jclinepi.2022.10.009 [GS Search]

Haendchen Filho, A., do Prado, H. A., Ferneda, E., & Nau, J. (2018). An approach to evaluate adherence to the theme and the argumentative structure of essays. Procedia Computer Science, 126, 788–797. doi: 10.1016/j.procs.2018.08.013 [GS Search]

Johnson, N., & Phillips, M. (2018). Rayyan for systematic reviews. Journal of Electronic Resources Librarianship, 30(1), 46–48. doi: 10.1080/1941126X.2018.1444339 [GS Search]

Kahn, J. H., Tobin, R. M., Massey, A. E., & Anderson, J. A. (2007). Measuring emotional expression with the Linguistic Inquiry and Word Count. The American journal of psychology, 120(2), 263–286. [GS Search]

Kitchenham, B. A., & Charters, S. (2007). Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering (rel. técn. EBSE 2007-001). Keele University e Durham University Joint Report. [GS Search]

Marinho, J., Anchiêta, R., & Moura, R. (2021). Essay-BR: a Brazilian Corpus of Essays. Anais do III Dataset Showcase Workshop, 53–64. doi: 10.5753/dsw.2021.17414 [GS Search]

McKeown, S., & Mir, Z. M. (2021). Considerations for conducting systematic reviews: evaluating the performance of different methods for de-duplicating references. Systematic reviews, 10, 1–8. doi: 10.1186/s13643-021-01583-y [GS Search]

Mello, R. F., Fiorentino, G., Miranda, P., Oliveira, H., Rakovic, M., & Gašević, D. (2021). Towards Automatic Content Analysis of Rhetorical Structure in Brazilian College Entrance Essays [Series Title: Lecture Notes in Computer Science]. Em I. Roll, D. McNamara, S. Sosnovsky, R. Luckin & V. Dimitrova (Ed.), Artificial Intelligence in Education (pp. 162–167). Springer International Publishing. doi: 10.1007/978-3-030-78270-2_29 [GS Search]

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D. G., & PRISMA Group*, t. (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Annals of internal medicine, 151(4), 264–269. doi: 10.7326/0003-4819-151-4-200908180-00135 [GS Search]

Nau, J., Haendchen Filho, A., & Dazzi, R. L. S. (2019). Identificação e Avaliação Automática da Proposta de Intervenção em Textos Dissertativos-Argumentativos: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Anais do Computer on the Beach, 493–501. doi: 10.4013/cld.2017.153.08 [GS Search]

Nunes, A., Cordeiro, C., Limpo, T., & Castro, S. L. (2022). Effectiveness of automated writing evaluation systems in school settings: A systematic review of studies from 2000 to 2020. Journal of Computer Assisted Learning, 38(2), 599–620. doi: 10.1111/jcal.12635 [GS Search]

Palermo, C., & Thomson, M. M. (2018). Teacher implementation of self-regulated strategy development with an automated writing evaluation system: Effects on the argumentative writing performance of middle school students. Contemporary Educational Psychology, 54, 255–270. doi: 10.1016/j.cedpsych.2018.07.002 [GS Search]

Papadopoulos, I., Koulouglioti, C., Lazzarino, R., & Ali, S. (2020). Enablers and barriers to the implementation of socially assistive humanoid robots in health and social care: a systematic review. BMJ open, 10(1), e033096. doi: 10.1136/bmjopen-2019-033096 [GS Search]

Safavian, S. R., & Landgrebe, D. (1991). A survey of decision tree classifier methodology. IEEE transactions on systems, man, and cybernetics, 21(3), 660–674. doi: 10.1109/21.97458 [GS Search]

Santos, K. S., Soder, M., Marques, B. S. B., & Feltrim, V. D. (2018). Analyzing the rhetorical structure of opinion articles in the context of a Brazilian college entrance examination. Computational Processing of the Portuguese Language: 13th International Conference, PROPOR 2018, Canela, Brazil, September 24–26, 2018, Proceedings 13, 3–12. doi: 10.1007/978-3-319-99722-3_1 [GS Search]

Sousa, A., Leite, B., Rocha, G., & Lopes Cardoso, H. (2021). Cross-Lingual Annotation Projection for Argument Mining in Portuguese [Series Title: Lecture Notes in Computer Science]. Em G. Marreiros, F. S. Melo, N. Lau, H. Lopes Cardoso & L. P. Reis (Ed.), Progress in Artificial Intelligence (pp. 752–765). Springer International Publishing. doi: 10.1007/978-3-030-86230-5_59 [GS Search]

Tang, J., & Rich, C. S. (2017). Automated writing evaluation in an EFL setting Lessons from China. JALT CALL Journal, 13(2), 117--146. doi: 10.29140/jaltcall.v13n2.215 [GS Search]

Ware, P. (2014). Feedback for Adolescent Writers in the English Classroom. Writing & Pedagogy, 6(2). doi: 10.1558/wap.v6i2.223 [GS Search]

Tang, J., & Rich, C. S. (2017). Automated writing evaluation in an EFL setting Lessons from China. JALT CALL Journal, 13(2), 117--146. doi: 10.29140/jaltcall.v13n2.215 [GS Search]

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-14

Como Citar

BARBOSA DE LIMA, T.; LUANA ALMEIDA DA SILVA, I.; LAISA SOARES XAVIER FREITAS, E.; FERREIRA MELLO, R. Avaliação Automática de Redação: Uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 205–221, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2869. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2869. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos