Percepção de Docentes que lecionam Programação de Computadores quanto à Formação Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.133

Palavras-chave:

Programação de Computadores, Ensino/Aprendizagem, Formação Pedagógica

Resumo

Os cursos da área de computação e informática nos diferentes níveis de ensino possuem, como uma de suas metas, capacitar os estudantes a programar computadores. No entanto, a literatura tem evidenciado que os docentes, ao ensinar programação, têm obtido menos êxito do que deveriam e precisariam ter. Nessa direção, considerando que pelo menos uma parte das dificuldades relativas ao processo de ensino/aprendizagem de programação pode estar relacionada à formação pedagógica ou à ausência dela pelos docentes, objetivou-se, neste estudo, investigar a percepção de docentes quanto à formação pedagógica e ao processo de ensino/aprendizagem de programação. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com docentes das áreas de computação, informática e afins, que lecionaram alguma disciplina relacionada à programação nos últimos cinco anos. Por intermédio da análise dos dados coletados, observou-se que os docentes com formação pedagógica participam mais de atividades direcionadas ao exercício do magistério durante a graduação, bem como possuem uma percepção positiva da preparação fornecida pelo ensino superior para exercer a docência, quando em comparação aos docentes que não possuem essa formação. Verificou-se, ao se comparar as práticas pedagógicas, conteúdos, recursos e tecnologias, instrumentos e técnicas avaliativas, além das atitudes de aprendizagem e perfil dos estudantes e turmas a que foram expostos enquanto eram estudantes e que expõem seus alunos agora como docentes, que a maior parcela, tanto dos docentes com formação pedagógica quanto os sem essa formação, indica que essa série de elementos é semelhante em muitos aspectos. Ademais, ambos os grupos de professores consideram importante ter uma prática docente embasada por teorias de aprendizagem e metodologias de ensino/aprendizagem, considerando também que que a pós-graduação contribuiu em sua preparação para o exercício do magistério.

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Biografia do Autor

João Henrique Berssanette, Instituto Federal do Paraná

Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Telêmaco Borba. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). Atualmente é doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A sua investigação centra-se na avaliação das contribuições de uma abordagem pedagógica baseada na utilização da associação de Metodologias de Aprendizagem Ativa e a Teoria da Carga Cognitiva para o ensino da Programação de Computadores.

Antonio Carlos de Francisco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (Mestrado e Doutorado) na UTFPR, Campus Ponta Grossa. Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-03-12

Como Citar

BERSSANETTE, J. H.; DE FRANCISCO, A. C. Percepção de Docentes que lecionam Programação de Computadores quanto à Formação Pedagógica. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 133–159, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.133. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2992. Acesso em: 4 dez. 2023.

Edição

Seção

Edição Especial :: Produção Técnico-científica na Licenciatura em Computação