Modelagem de uma Ontologia de Domínio com Foco em Competências para Sistemas de Recomendação na Educação

Autores

  • Augusto Simon Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristina Alba Wildt Torrezzan Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bruna Kin Slodkowski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sílvio César Cazella Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daisy Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.644

Palavras-chave:

Ontologias, Competências, Sistemas de Recomendação Educacional

Resumo

Este artigo relata o resultado de um estudo que integra os Sistemas de Recomendação (SRs) - os quais têm tido seu uso ampliado diante da quantidade de conteúdos disponibilizados na web; as ontologias - visto sua contribuição no apoio a aprendizagem de conceitos de um domínio; e as competências no campo da Educação - as quais também assumem importância como perspectiva formativa. A motivação deste trabalho justifica-se nos embaraços normalmente encontrados, por professores e alunos, durante a utilização de Sistemas de Recomendação educacional baseados em competências. Esses usuários, por vezes, possuem dificuldades em entender o conceito de competências e a sua conexão com atividades de ensino e recursos educacionais do Sistema de Recomendação. O objetivo, portanto, é apresentar a modelagem, implementação e verificação de uma ontologia de domínio, com foco em competências, voltada a Sistemas de Recomendação Educacional (SREs). Como método, são descritas as etapas de modelagem, a implementação com o software Protégé e a linguagem owl e o seu processo de verificação. O software permitiu a sua avaliação quanto a definição adequada dos axiomas da ontologia e a utilização de requisições em seu sistema de inferência. A metodologia adotada e modificada, a 101, e a estrutura da ontologia modelada foram discutidas com alunos de uma disciplina de pós-graduação em informática na educação. Como resultado, verificou-se a pertinência da utilização da ontologia proposta em Sistemas de Recomendação educacional. Desse modo, pretende-se disponibilizá-la à comunidade acadêmica e apoiar professores e alunos no uso de SRE baseados em competências.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-12

Como Citar

SIMON, A.; BEHAR, P. A.; TORREZZAN, C. A. W.; SLODKOWSKI, B. K.; CAZELLA, S. C.; SCHNEIDER, D. Modelagem de uma Ontologia de Domínio com Foco em Competências para Sistemas de Recomendação na Educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 644–663, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.644. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/3690. Acesso em: 27 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos