Desenvolvimento da Habilidade de Escrita de Relatórios Técnicos utilizando Avaliações Colaborativas e Rubricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.166

Palavras-chave:

metodologia de ensino-aprendizagem, avaliação por pares, rubrica, habilidade de comunicação escrita, relatórios técnicos

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma metodologia de ensino baseada em uma combinação das técnicas de avaliação colaborativa e rubrica com o objetivo de permitir que os alunos acompanhem e avaliem os trabalhos de seus pares buscando um ambiente educacional mais favorável ao desenvolvimento de habilidades de comunicação escrita. A metodologia foi aplicada em um curso de graduação, sendo que os trabalhos produzidos pelos alunos foram avaliados por especialista e a qualidade educacional do ensino empregado foi mensurada por meio do instrumento multidimensional de avaliação do ensino mundialmente conhecido como "Students’ Evaluation of Educational Quality"(SEEQ). Os resultados obtidos mostram-se promissores em dois aspectos: ao ter influenciado os alunos na confecção de melhores relatórios técnicos como consequência do aprendizado se comparados a metodologia tradicional (ponto de vista do professor) e; ter produzido uma melhora estatística significativa e mais uniforme na percepção dos alunos sobre a qualidade educacional empregada na disciplina (ponto de vista dos alunos).

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Publicado

2020-02-16

Como Citar

OLIVEIRA, T.; STRINGHIN, D.; CRAIBAS, J. J. S.; CORRÊA, D. G. M. Desenvolvimento da Habilidade de Escrita de Relatórios Técnicos utilizando Avaliações Colaborativas e Rubricas. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 166–190, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.166. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/3739. Acesso em: 27 fev. 2024.

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