Alinhamento Construtivo e Taxonomia SOLO: relações com o Sistema de Domínio Khan Academy

Autores

  • Adriana Justina Rizzo UNICAMP
  • Elaine Cristina Catapani Poletti UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.1091

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e da Comunicação, Khan Academy, Alinhamento Construtivo

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação são ferramentas utilizadas em inúmeras áreas e, no âmbito educacional, deram margem ao desenvolvimento de ambientes virtuais com novas possibilidades pedagógicas. Considerando a incorporação destas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa voltou-se para análises do ambiente Khan Academy, como suporte virtual na condução de atividades complementares de estudo de matemática para alunos com dificuldades na matéria e/ou em estado de defasagem, pautados na teoria do Alinhamento Construtivo, de John Biggs. Com vistas nas análises acerca do ambiente virtual à luz do referencial teórico, estabeleceu-se uma relação entre as formas de organização do ambiente virtual, com seus níveis de domínio, e as formas de organização do processo educativo sustentadas pela fundamentação teórica. Seguindo os moldes qualitativos de investigação teórica conceitual, as discussões neste artigo argumentam sobre as conexões entre estruturação do ambiente virtual abordado e as etapas de desenvolvimento da taxonomia SOLO e, além disso, favorecem análises com reflexões e constatações acerca das formas de organização, acompanhamento e avaliações de processos educativos pautados nas TICs.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-28

Como Citar

RIZZO, A. J.; POLETTI, E. C. C. Alinhamento Construtivo e Taxonomia SOLO: relações com o Sistema de Domínio Khan Academy. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 1091–1106, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.1091. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2571. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos