Sobre a Revista

Logomarca Horizontal RBIE
 
A Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE (ISSN 2317-6121), criada em 1997, é uma publicação mantida pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em parceria com pesquisadores e universidades do país e do exterior. Foi a primeira revista criada no âmbito da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). De 1998 a 2001, a revista publicou dois volumes por ano. De 2002 a 2004 foram publicadas duas edições por ano (sendo um volume para cada ano). De 2005 a 2019, foram publicadas três edições por volume (por ano). Desde 2020, a publicação passou a ser em fluxo contínuo.
 
A revista busca reunir e publicar trabalhos de excelência realizados por profissionais e pesquisadores na área de Informática na Educação. Procura-se disseminar as ferramentas, métodos e práticas que auxiliam no uso efetivo da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.

Os principais objetivos da revista são:
  • Divulgar a produção científica dos grupos de pesquisa nacionais e internacionais vinculados às instituições de ensino que trabalham com Informática na Educação;
  • Propiciar um espaço de reflexão acerca das questões do cotidiano da prática de ensino mediada pelo computador;
  • Aprofundar o conhecimento dos temas relacionados às linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação vinculados à área;
  • Estimular a produção científica em nível de graduação e pós-graduação;
  • Divulgar produtos de Informática aplicáveis à educação.

Política  de revisão por pares

A RBIE publica trabalhos originais em Português, Espanhol e Inglês. Todos os trabalhos submetidos à publicação nesta revista são avaliados por pelo menos dois avaliadores de forma duplamente anonimizada (double-blind peer review), mais um membro do Corpo Editorial da RBIE. Trabalhos premiados em conferências parceiras são avaliados também são avaliados por pelo menos dois avaliados de forma anonimizada simples (single-blind peer review). O tempo médio de avaliação é 6 meses. O corpo editorial é formado por Professores Doutores com competência e experiência reconhecidas na área de Informática na Educação.

Política de acesso aberto

RBIE oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Audiência

Pesquisadores da área de Informática na Educação e educadores interessados nos avanços e inovações da tecnologia para a Educação.

Taxa de processamento de artigos

A RBIE não cobra nenhuma taxa para submissão e publicação de trabalhos.

Palavras-chave

Informática na Educação; Tecnologia Educacional; Informática na Escola; Computação; Educação; Aprendizagem; Ensino; Cognição

 

Desde junho/2021, as novas submissões estão sendo feitas exclusivamente neste portal. As edições anteriores já publicadas se encontram neste link e serão migradas para SBC OpenLib oportunamente.