Análise de Ferramentas de Compiladores em Ambientes Virtualizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2302

Palavras-chave:

Compiladores, Parsers, Ferramentas, Educação

Resumo

O uso de ferramentas de ensino tornou-se uma alternativa para complementar a aprendizagem do conteúdo escolar. Este artigo faz uma panorâmica de aspectos da Compilação e análise de desempenho das ferramentas computacionais GALS, Grammophone, The Context Grammar Free Checker, Verto e Parsing Simulator que foram desenvolvidas para suporte ao processo de compilação e têm como objetivo o apoio ao aprendizado da disciplina de Compiladores. Há várias ferramentas conhecidas, porém só algumas foram construídas para fins acadêmicos e serão apresentadas neste trabalho, bem como foram testadas com alunos na disciplina de Compiladores do curso de Graduação e também no Mestrado em Ciência da Computação de uma Universidade Pública Brasileira no Paraná para analisar hipóteses, auxiliar na verificação de exemplos de parsing e trocar experiências sobre essas ferramentas de Compilação. As fases de análise léxica e principalmente sintática tornaram-se mais didáticas e atraentes aos alunos, ficando fácil de entender suas funcionalidades e implementação de um compilador como um todo. GALS se mostrou ser uma boa opção com uma simples interface, trabalhando análise léxica e sintática para mais de uma linguagem (Java, C++ e Delphi). Estudos de Gramáticas Livres de Contexto no formato LL(1), LR(0) e LR(1) podem ser favorecidos não só com GALS, mas também com as ferramentas Grammophone e The Context Grammar Free Checker. Já o Verto trabalha de forma didática não só as etapas de análise léxica e sintática (essa também com Parser LR(1)), mas também a geração de códigos. Parsing Simulator se mostrou uma ferramenta intuitiva e também apresenta um acervo extenso de opções de análise sintática exibindo o passo a passo das tabelas de análise LL(1) e LR(K) promovendo o ensino-aprendizagem em Compiladores.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-01

Como Citar

BARBOSA, C. R. S. C. de; FARIA, C. R. e; CAMPANO JUNIOR, M. M. Análise de Ferramentas de Compiladores em Ambientes Virtualizados. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 1262–1290, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.2302. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2302. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos