Aplicativos para intervenção comportamental de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2423

Palavras-chave:

Análise do Comportamento Aplicada, Aplicativos, Transtorno do Espectro Autista, Tecnologia

Resumo

Considerando o uso de aplicativos como estratégia complementar para garantir intervenção comportamental intensiva para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o estudo teórico teve como objetivo identificar quais desses estão disponíveis nas lojas virtuais, recuperando-os e foram avaliados em trabalhos científicos no Google Acadêmico, assim como mapear as suas principais características em relação às tarefas de ensino e demais aspectos que garantam sua usabilidade e escalabilidade. Os aplicativos foram categorizados em ensino por tentativa discreta, de comunicação por pictograma e gerais que forneciam registro de resposta ou consequência ou apresentavam uma história. São propostas reflexões para aprimoramento e produção de novos aplicativos, como a personalização de tarefas e estímulos, para garantir o processo de ensino e aprendizagem de comportamentos específicos para pessoas com TEA, em uma perspectiva interdisciplinar dos conhecimentos produzidos tanto na área das Ciências da Computação Aplicada e da Psicologia Comportamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ahmad, W. F. W., Hashim, A. S., & Mazlan, A. N. (2017). Development of mobile application for autistic children using augmentative and alternative communication technique. Proceedings of the 6th International Conference on Computing and Informatics (pp 262-267). Sintok: School of Computing. Recuperado de [link], em 07 set. 2021. [GS Search]

Alessandrini, A., Cappelletti, A., & Zancanaro, M. (2014). Audio-augmented paper for therapy and educational intervention for children with autistic spectrum disorder. International Journal of Human-Computer Studies, 72(4), 422-430. doi: 10.1016/j.ijhcs.2013.12.001 [GS Search]

APA. Associação Americana De Psiquiatria. (2013). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – texto revisado. (5a. ed.). Porto Alegre, RS: Artes Médicas.

Artoni, S., Buzzi, M. C., Buzzi, M., Fenili, C., Leporini, B., Mencarini, S., & Senette, C. (2012). Designing a mobile application to record ABA data. In: Miesenberger K., Karshmer A., Penaz P., Zagler W. (eds) Computers Helping People with Special Needs. ICCHP 2012. Lecture Notes in Computer Science, vol 7383. Springer, Berlin, Heidelberg. doi: 10.1007/978-3-642-31534-3_21 [GS Search]

Artoni, S., Bastiani, L., Buzzi, M. C., Buzzi, M., Curzio, O., Pelagatti, S., & Senette, C. (2018). Technology-enhanced aba intervention in children with autism: a pilot study. Universal Access in the Information Society, 17(1), 191–210. doi: 10.1007/s10209-017-0536-x [GS Search]

Baer, D. M., Wolf, M. M., & Risley, T. (1987). Some still-current dimensions of applied behavior analysis. Journal of Applied Behavior Analysis, 20(4), 313-328. doi: 10.1901/jaba.1987.20-313 [GS Search]

Bastos Neto, G. D., Silva, G. C., & Pereira, C. P. (2017). Autastico: jogo educativo na plataforma android para auxiliar no desenvolvimento social e cognitivo de crianças autistas. SEPA. SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PRODUÇÃO ACADÊMICA, 16(1), 158-177. Recuperado de [link], em 07 set. 2021. [GS Search]

Caro, K., Tentori, M., Martinez-Garcia, A. I., & Zavala-Ibarra, I. (2017). FroggyBobby: An exergame to support children with motor problems practicing motor coordination exercises during therapeutic interventions. Computers in Human Behavior, 71(1), 479-498. doi: 10.1016/j.chb.2015.05.055 [GS Search]

Chen, C., Lee, I., & Lin, L. (2016). Augmented reality-based video-modeling storybook of nonverbal facial cues for children with autism spectrum disorder to improve their perceptions and judgments of facial expressions and emotions. Computers in Human Behavior, 55(1), 477-485. doi: 10.1016/j.chb.2015.09.033 [GS Search]

Cooper, J. O., Heron, T. E., & Heward, W. L. (2007). Applied Behavior Analysis. (2a ed.). Upper Saddle River, NJ: Pearson Education.

Cozby, P. C. (2014). Métodos de pesquisa em ciência do comportamento. São Paulo: Atlas.

Dantas, A. C., Melo, S., Neves, L., Milessi, T., & do Nascimento, M. Z. (2019). Michelzinho: jogo sério para o ensino de habilidades emocionais em pessoas com autismo ou deficiência intelectual. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 644-653). Brasília: Sociedade Brasileira de Computação – SBC. doi: 10.5753/cbie.sbie.2019.644 [GS Search]

de Rose, J. (2005). Análise comportamental da aprendizagem de leitura e escrita. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 1(1), 29-50. doi: 10.18542/rebac.v1i1.676 [GS Search]

Dunn, R., & Vyshedskiy, A. (2015). Mental Imagery Therapy for Autism (MITA) - an early intervention computerized brain training pro-gram for children with ASD. Autism-Open Access, 5(3), 1-8. doi: 10.4172/2165-7890.1000153 [GS Search]

Dunn, R., Elgart, J., Lokshina, L., Faisman, A., Waslick, M., Gankin, Y. & Vyshedskiy, A. (2017). Tablet-based cognitive exercises as an early parent-administered intervention tool for toddlers with autism - evidence from a field study. Clinical Psychiatry, 3(1), 1-8. doi: 10.21767/2471-9854.100037 [GS Search]

Fein, D., Barton, M., Eigsti, I. M., Kelley, E., Naigles, L., Schultz, R. T., Stevens, M., Helt, M., Orinstein, A., Rosenthal, M., Troyb, E., & Tyson, K. (2013). Optimal outcome in individuals with a history of autism. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 54(2), 195–205. doi: 10.1111/jcpp.12037 [GS Search]

Franco, N., Lima, T., Lima, A., Silva, E., Lima, R., Cavalcante, T., & Fidalgo, R. (2019). Aboard: Uma plataforma para educação inclusiva a partir de comunicação aumentativa e/ou alternativa. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1(1), 977-986. Recife: Sociedade Brasileira de Computação. doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.977 [GS Search]

Fraunberger, C., Good, J., & Pares, N. (2016). Autism and technology: beyond assistance & intervention. Conference Extended Abstracts. Proceedings of CHI EA‘16 Conference Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems, 3373–3378. San Jose California USA: ACM Digital Library. doi: 10.1145/2851581.2856494 [GS Search]

Galvão, T. F., & Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23(1), 183-184. doi: 10.5123/S1679-49742014000100018 [GS Search]

Garcés, L. S. (2017). Herramienta web drag&drop para la creación de materiales con recursos de #Soyvisual y Arasaac. Recuperado de [link], em 22 set. 2021. [GS Search]

Gomes, C. G. S, Souza, D. das G. de, Silveira, A. D., Rates, A. C, Paiva, G. C de C., & Castro, N. P. (2019). Efeitos da Intervenção Comportamental Intensiva realizada por meio da capacitação de cuidadores de crianças com autismo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, e3523, 1-12. doi: 10.1590/0102.3772e3523 [GS Search]

Gomes, P. T., Lima, L. H., Bueno, M. K., Araújo, L. A., & Souza, N. M. (2015). Autism in Brazil: a systematic review of family challenges and coping strategies. Jornal de Pediatria, 91, 111-21. doi: 10.1016/j.jped.2014.08.009 [GS Search]

Higbee, T. S., Aporta, A. P., Resende, A., Nogueira, M., Goyos, C., & Pollard, J. S. (2016). Interactive computer training to teach discrete-trial instruction to undergraduates and special educators in Brazil: a replication and extension. Journal of Applied Behavior Analysis, 49(1), 1-14. doi: 10.1002/jaba.329 [GS Search]

Holt, S., & Yuill, N. (2017). Tablets for two: How dual tablets can facilitate other awareness and communication in learning disabled children with autism. International Journal of Child-Computer Interaction, 11(1), 72 – 82. doi: 10.1016/j.ijcci.2016.10.005 [GS Search]

Isiaq, F., & Sobnath, D. (2019). A collective intelligence framework for life style and mental health management systems (FLiMMS). International Journal on Advances in Life Sciences, 11(1), 1-11. Recuperado de [link], em 07 set. 2021. [GS Search]

Kaenampornpan, M., Banluewong, K., Gorman, N. J., Upapong, W., & Kon-roo, P. (2018). Using user generated content in mobile application to support children with special needs. International Conference on Information Technology, (pp. 1-6). doi: 10.23919/INCIT.2018.8584883 [GS Search]

Kazandzhy, L. (2017). Learning Letters Puppy. Children's Book and Media Review, 38(1), 1-2. Recuperado de https://scholarsarchive.byu.edu/cbmr/vol38/iss1/43, em 07 set. 2021. [GS Search]

Leach, D. (2014). Bringing ABA into Early Childhood Routines to Meet the Needs of Young Children with ASD. Journal of the American Academy of Special Education Professionals. 56-67. Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1134766.pdf [GS Search]

Levy, E. T. S., Elias, N. C., & Benitez, P. (2018). Comunicação por troca de figuras e relações condicionais com estudantes com autismo. Psicologia da Educação, 47(1), 11-20. doi: 10.5935/2175-3520.20180013 [GS Search]

Lovaas, O. I. (1987). Behavioral Treatment and Normal Educational Functioning in Young Autistic Children. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 55(1), 3-9. doi: 10.1037/0022-006x.55.1.3 [GS Search]

Masaquiza, M. R. M. (2019). Pictogramas para el aprendizaje del idioma kichwa de niños y niñas de 3 a 4 años de la Unidad Educativa "Manzanapamba" de la parroquia Salasaka del cantón Pelileo. Universidad Técnica de Ambato. Facultad de Ciencias Humanas y de la Educación. Recuperado de https://repositorio.uta.edu.ec/jspui/handle/123456789/30214, em 06 set. 2021. [GS Search]

Paredes-Otero, G. (2018). Los serious games como herramientas educo-informativas para el diseño de la conciencia social. Gamificación en Iberoamérica Experiencias desde la comunicación y la educación. Recuperado de https://idus.us.es/handle/11441/80681, em 22 jun. 2021. [GS Search]

Peres, F. M., Espíndola, D., Bärwaldt, R., Machado, R., & Grilo, T. (2017). Análise de aplicativos para comunicação aumentativa e alternativa a indivíduos com transtorno do espectro autista. Blucher Design Proceedings, 3(11), 1837-1842. Recuperado de [link], em 07 set. 2021. [GS Search]

Rahmasari, E. A. & Yanuarsari, D. H. (2017). Kajian usability dalam konsep dasar user experience pada game “abc kids-tracing and phonics†sebagai media edukasi universal untuk anak. Demandia Jurnal Desain Komunikasi Visual, Manajemen Desain, dan Periklanan, 2(1), 49-71. doi: 10.25124/demandia.v2i01.770 [GS Search]

Ruidíaz, G. S. (2019). Programa de comunicación alternativa mediante imágenes reales. Universidad de Alicante. Departamento de Ciencia de la Computación e Inteligencia Artificial. Recuperado de http://hdl.handle.net/10045/96447, em 06 set. 2021. [GS Search]

Sáez Navarro, N. (2018). Los dispositivos móviles y TEA: análisis de herramientas y desarrollo de una experiencia con pictogramas en Educación Infantil. Universitat Jaume I (TCC). Recuperado de http://repositori.uji.es/xmlui/handle/10234/179645, em 06 set. 2021. [GS Search]

Saito, N. (2018). A Study to Verify whether the Nudge App Encourages Appropriate Smartphone Use: Internet Addiction Measures. In Proceedings of E-Learn: World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education (pp. 906-911). Las Vegas, NV, United States: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Recuperado de https://www.learntechlib.org/primary/p/185049/, em 07 set. 2021. [GS Search]

Santarosa, L. M. C., & Conforto, D. (2016). Educational and digital inclusion for subjects with autism spectrum disorders in 1:1 technological configuration. Computers in Human Behavior, 60(3), 293-300. doi: 10.1016/j.chb.2016.02.021 [GS Search]

Santarosa, L. M. C., & Conforto, D. (2015). Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista. Revista Brasileira de Educação Especial, 21(4), 349-366. doi: 10.1590/S1413-65382115000400003 [GS Search]

Schaeffer, G. H., & Furlan, A. L. (2017). Protótipo de aplicativo móvel híbrido com reconhecimento facial voltado a auxiliar às crianças com autismo. Recuperado de [link], em 22 jun. 2021. [GS Search]

Schopler, E., Reichler, R., & Renner, B. R. (1988). The Childhood Autism Rating Scale (CARS). Los Angeles: Western Psychological Services

Sharma P., Upadhaya M. D., Twanabasu A., Barroso J., Khanal S. R., & Paredes H. (2019) “Express Your Feelings”: An Interactive Application for Autistic Patients. In: Antona M., Stephanidis C. (eds) Universal Access in Human-Computer Interaction. Multimodality and Assistive Environments. Lecture Notes in Computer Science, 11573(1), 160-171. Springer, Cham. doi: 10.1007/978-3-030-23563-5_14 [GS Search]

Shultz, E. P. B., García, L. S., Canal, M. C., Junior, D. P. S., & Pereira, R. (2018). Sobre a importância de estar na escola durante um design participativo: desafios e lições aprendidas na primeira etapa do projeto Partilhar é Especial. Revista de Sistemas e Computação, 8(2), 418-435. Recuperado de https://revistas.unifacs.br/index.php/rsc/article/view/5782, em 07 set. 2021. [GS Search]

Silva, M. D., Soares, A. C. B., & Benitez, P. (2020). Software mTEA: do Desenho Computacional à Aplicação por Profissionais com Estudantes com Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 26(1), 51-68. doi: 10.1590/s1413-65382620000100004 [GS Search]

Silva Junior, G. E. (2019). Tecnologia Assistiva e as contribuições para a permanência da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Recuperado de https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/1982, em 22 jun. 2021. [GS Search]

Skinner, B. F. Science and Human Behavior. New York: Free Press, 1953.

Stark, B. C., & Warburton, E. A. (2018). Improved language in chronic aphasia after self-delivered iPad speech therapy. Neuropsychological Rehabilitation, 28(5), 818–831. doi: 10.1080/09602011.2016.1146150 [GS Search]

Sung, M. (2018). A study of social skills intervention for children with ASD using learning apps. Proceedings of 13th International Conference on e-Learning. Recuperado de [link], em 22 jun. 2021. [GS Search]

Steinbrenner, J. R., Hume, K., Odom, S. L., Morin, K. L., Nowell, S. W., Tomaszewski, B., Szendrey, S., McIntyre, N. S., Yücesoy-Özkan, S., & Savage, M. N. (2020). Evidence-based practices for children, youth, and young adults with Autism. The University of North Carolina at Chapel Hill, Frank Porter Graham Child Development Institute, National Clearinghouse on Autism Evidence and Practice Review Team.

Trevisan, D., Becerra, L., Benitez, P., Higbee, T. S., & Gois, J. P. (2019). A Review of the Use of Computational Technology in Applied Behavior Analysis. Adaptive Behavior, 27, 183-196. doi: 10.1177/1059712319839386 [GS Search]

Xanthopoulou, M., Kokkalia, G., & Drigas, A. (2019). Paper-Applications for Children with Autism in Preschool and Primary Education Applications for Children with Autism in Preschool and Primary Education. International Journal of Recent Contributions from Engineering, Science & IT. 7(2), 4-15. doi: 10.3991/ijes.v7i2.10335 [GS Search]

Zheng, C., Zhang, C., Li, X., Liu, X., Tang, C., Wang, G., Yao, C., Zhang, F., Xu, W., & Ying, F. (2017). Toon-chat: A cartoon-masked chat system for children with autism. ACM SIGGRAPH 2017 Posters, 50, 1-2. doi: 10.1145/3102163.3102249 [GS Search]

Zubieta Nieto, Y. M. (2019). Trastorno Del Espectro Autista: Atención Conjunta, Atención Temprana y Programas Computacionales. Institución Universitaria Politécnico Grancolombiano, Facultad De Ciencias Sociales, Programa Neuropsicología Escolar. Recuperado de https://alejandria.poligran.edu.co/handle/10823/1310, em 06 set. 2021. [GS Search]

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-23

Como Citar

ELIAS, N. C.; GOIS, J. P.; BENITEZ, P.; TREVISAN, D. F. Aplicativos para intervenção comportamental de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 1487–1504, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.2423. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2423. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos