Software para dispositivo eletrônico baseado em Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) para pessoas com deficiência

Autores

  • João Venâncio Abreu Santos Filho Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC)
  • Rafael de Brito T. de Lima Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC)
  • Cleber Vinícius Ribeiro de Almeida Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC)
  • Xisto Lucas Travassos Júnior Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC)

Resumo

O presente trabalho consiste na descrição do desenvolvimento de um software de código aberto com interface gráfica intuitiva e dinâmica, para auxílio à comunicação em diversas situações de comprometimento das faculdades de expressão e compreensão lingüística, como entre pessoas com deficiências. Para tanto, o layout do programa foi planejado com base nos métodos de Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA), um dos mais adotados padrões de tecnologia assistiva de comunicação. Desenvolvido para permitir sua execução em um dispositivo eletrônico portátil com tela sensível ao toque (touchscreen), este software busca auxiliar a inserção de seus usuários nos mais comuns contextos comunicativos funcionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-29

Como Citar

Abreu Santos Filho, J. V., Lima, R. de B. T. de, Almeida, C. V. R. de, & Travassos Júnior, X. L. (2013). Software para dispositivo eletrônico baseado em Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) para pessoas com deficiência. Revista Eletrônica De Iniciação Científica Em Computação, 12(1). Recuperado de https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/reic/article/view/1007

Edição

Seção

Artigos