SACI: Sentiment Analysis by Collective Inspection on Social Media Content

Autores

  • Rodrigo Chaves Universidade Federal de São João del Rei
  • Giovanni Sá
  • Ramon Vieira
  • Fernando Mourão
  • Leonardo Rocha

DOI:

https://doi.org/10.5753/reic.2014.1021

Resumo

Análise de Sentimento sobre conteúdo de Mídias Sociais representa uma informação valiosa atualmente. Estudos recentes assumem que para determinar uma opinião coletiva necessita-se conhecer as opiniões individuais. Nesse trabalho apresentamos o SACI (Sentiment Analysis by Collective Inspection), um método não-supervisionado baseado em lexicon que extrai sentimento coletivo sem considerar classificações individuais. Demonstramos que o SACI atende tanto a requisitos de eficácia quanto de eficiência, visto que sua análise coletiva permite uma melhor aproximação da opinião coletiva de um conjunto de documentos. Consolidamos esse trabalho em uma ferramentaWeb de análises de sentimento em tempo real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Chaves, R., Sá, G., Vieira, R., Mourão, F., & Rocha, L. (2014). SACI: Sentiment Analysis by Collective Inspection on Social Media Content. Revista Eletrônica De Iniciação Científica Em Computação, 14(3). https://doi.org/10.5753/reic.2014.1021

Edição

Seção

Edição Especial: CTIC/CSBC