Desenvolvimento de um Sistema de Automação Residencial com a Aplicação de Android e Arduino

Autores

  • Fernando Lima Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra
  • Fábio Chavarette Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"(UNESP).
  • Simone Souza Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Tangará da Serra.
  • Gustavo Maciel Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra
  • Wagner Junior Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra
  • Hentony Francisco Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra
  • Celice Argenta Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.5753/reic.2020.1715

Resumo

Neste trabalho apresenta-se o processo de desenvolvimento, construção e testes de um protótipo para automação residencial usando Android e Arduino. Para a implementação do protótipo, foi construída uma maquete de simulação de uma residência, onde foi desenvolvido o sistema de automação usando componentes eletrônicos e Arduino. Já o sistema de controle da automação foi feito usando uma conexão bluetooth e um aplicativo móvel Android, que foi desenvolvido na plataforma App Inventor 2, disponibilizada online pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Na montagem do protótipo modelo, foram utilizados materiais de baixo custo e foi criado um aplicativo bem simples e de fácil utilização. As funcionalidades implementadas foram: ligar e desligar luzes, abertura e fechamento do portão, medição de temperatura e umidade relativa do ambiente. Estas funcionalidades são genéricas, e representam como pode ser feita a automação de qualquer acionamento elétrico dentro da residência. A principal contribuição com a proposta deste projeto é o desenvolvimento de um ambiente controlado de análise e simulação em pequena escala de um sistema de automação residencial. Por fim, pode-se ressaltar que o sistema desenvolvido é eficiente, possui controle preciso e baixo custo de implementação e operacional, tornando possível a aplicação em sistemas reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Como Citar

Lima, F., Chavarette, F., Souza, S., Maciel, G., Junior, W., Francisco, H., & Argenta, C. (2020). Desenvolvimento de um Sistema de Automação Residencial com a Aplicação de Android e Arduino. Revista Eletrônica De Iniciação Científica Em Computação, 18(2). https://doi.org/10.5753/reic.2020.1715

Edição

Seção

Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais