Jornada de Atualização em Informática 2020

Autores

Taisy Silva Weber (ed)
UFRGS
Claudia Aparecida Martins (ed)
UFMT
Thiago Meirelles Ventura (ed)
UFMT

Palavras-chave:

Modelagem de Processos de Negócio, Infraestrutura da Internet, Dados Geoespaciais, Computação Social

Sinopse

O livro da JAI compreende textos didáticos de pesquisadores da comunidade SBC, expoentes em suas áreas de atuação. A JAI oferece uma oportunidade inigualável para estudantes e profissionais de Informática atualizarem-se em temas atuais, conhecendo a visão de pesquisadores experientes. Em 2020, quatro cursos formaram a JAI. Cada um deles corresponde a um capítulo do livro. No primeiro capítulo, “Introdução à Modelagem de Processos de Negócio em BPMN 2.0 e à Automação em BPMS”, os autores, ambos da UFRGS, apresentam conceitos fundamentais de BPM. São descritos os elementos da Notação e Modelo de Processos de Negócio, incluindo qualidade em modelagem de processo. Também é discutida a automação de modelos em Sistemas de Gerenciamento de Processos de Negócio, transformação de modelos e tipos de BPMS existentes. No segundo capítulo, “Como Protocolos Inovadores são Criados e Adotados em Escala Mundial: Uma visão sobre o Internet Engineering Task Force (IETF) e a Infraestrutura da Internet”, os autores, da Mackenzie, UFRGS e Instituto Federal do Sertão Pernambucano, identificam as oportunidades multidisciplinares relacionadas à Internet Engineering Task Force no processo de criação ou melhoria de padrões na Internet. É abordada a organização de grupos de trabalhos e de pesquisa, que conduzem discussões que vão desde o Internet Protocol (IP) até o Things-to-Things (T2TRG) sobre Internet das Coisas (IoT). Já o terceiro capítulo trata de “Dados geoespaciais: Conceitos e técnicas para coleta, armazenamento, tratamento e visualização” cujos autores, da UFMG e UFV, visam alinhar a teoria e a prática, apresentando os principais conceitos e técnicas associadas ao tratamento e manipulação de dados geoespaciais, o que inclui as fases de coleta, armazenamento, tratamento e visualização, com a utilização das principais ferramentas e bibliotecas disponíveis. No último capítulo, “Groupware 4.0: Avanços e Desafios da Computação Social”, as autoras da UNIRIO, UFBA, UFRJ e UFRRJ apresentam conceitos e tecnologias relacionados à Computação Social assim como os avanços e as oportunidades de pesquisa na área. As autoras introduzem também Groupware 4.0 como a evolução das tecnologias de colaboração conectadas às novas demandas de trabalho e aprendizagem em grupo. Os quatro capítulos deste livro apresentam fundamentos e ferramentas para a área de Informática, sendo uma obra especialmente produzida para pessoas que querem iniciar pesquisa ou atividades profissionais nas respectivas áreas abordadas e também para todos os aficionados por tecnologia que se propõem a acompanhar os acelerados avanços da Computação.

 

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucineia Heloisa Thom, UFRGS
Lucinéia Heloisa Thom é Professora Adjunta no Instituto de Informática (INF) da UFRGS. De 2018 a 2019 esteve em ano sabático na Vienna University of Economics and Business. Lucinéia é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Computação do INF-UFRGS. De 2013 a 2016 foi representante institucional na SBC. É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1999), mestre (2002) e doutora (2006) em Ciência da Computação pela UFRGS. De 2004 a 2005 realizou estagio na Universidade de Stuttgart (Alemanha). Realizou também pós-doutorados na Universidade de Ulm (Alemanha), na Universidade Joseph Fourier (França), e no INF-UFRGS. Seu principal interesse de pesquisa é na área de Gerenciamento de Processos de Negócio. Relacionados a este tema, possui mais de 65 publicações científicas. Coordenou o projeto CAPES-SticAmSud Modelagem Ontológica de Processos de Negócio, e integra a equipe do vários projetos de pesquisa na área. Foi co-chair da LAS-BPM 2015 (Argentina) e da LAS-BPM 2017 (Colômbia). Foi Publicity Latin-American Chair da BPM Conference 2015, Tutorial and Painel co-chair da BPM Conference 2016 e Publicity chair da 14th ICSOC. E também co-chair do AMISE 2020.
Diego Avila, UFRGS
Diego Toralles Avila é Mestre (2018) e Bacharel (2015) em Ciência da Computação pela UFRGS. Atualmente é bolsista de doutorado no INF-UFRGS. Tem experiência em Engenharia de Software e Modelagem de Dados e Processos. Tem interesse em pesquisas na área de Gerenciamento de Processos de Negócio e Modelagem Conceitual. Também tem interesse em mineração de dados para a mineração de processos. Atualmente, realiza pesquisas relacionadas a boas praticas de modelagem de processos, atualização de modelos de processo e mudança organizacional.
Juliao Braga, Universidade Mackenzie
Julião Braga é Associado Fundador e ex-Conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Professor Visitante da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Doutor em Engenharia Elétrica e Computação pela UPM e pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Mestre em Engenharia Elétrica e Computação no PPGEEC da UPM e mestrado em Teoria da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985). Atua em computação desde 1968. Interesses na área de Infraestrutura da Internet, com ênfase em Teoria da Computação, Inteligência Artificial, Semântica, Agentes Autônomos e Aprendizagem de Máquina. Entusiasta da Internet Quântica.
Jeferson Campos Nobre, UFRGS
Jéferson é Professor Adjunto do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele é Engenheiro Eletricista, Psicólogo, Mestre e Doutor em Computação (UFRGS). Entre 2011 e 2012, Jéferson realizou doutorado-sanduíche na Cisco Systems nos EUA. Além disso, Jéferson foi pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal do Pará (UFPA) durante 2016. Anteriormente, Jéferson foi professor de graduação e pósgraduação de outras instituições de ensino, como a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atualmente, Jéferson é co-coordenador da IETF-LAC Task Force e participa ativamente do Network Management Research Group (NMRG) do Internet Research Task Force (IRTF) e do Autonomic Networking Integrated Model and Approach (ANIMA) do Internet Engineering Task Force (IETF). Jéferson vem publicando seus trabalhos em periódicos e conferências de impacto significativo, tais como o IEEE Communications Surveys and Tutorials, o IEEE Communications Magazine, o Springer Journal of Network and Systems Management, o IFIP CNSM, IEEE/IFIP NOMS e o IFIP/IEEE IM. Além da experiência acadêmica, Jéferson atuou como engenheiro de telecomunicações nas operadoras Claro, TIM e Oi. Seus principais tópicos de interesse incluem Computação Autonômica e Abordagens Distribuídas aplicadas ao Gerenciamento e Segurança de Redes, Mecanismos de Medição de Rede e Gerenciamento e Segurança em Redes com Restrições de Recursos.
Lisandro Zambenedetti Granville, UFRGS
Lisandro Zambenedetti Granville: Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Lisandro possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obtidos em 1995, 1997 e 2001, respectivamente. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerência de Redes Serviços e Aplicações, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Virtualização de Redes, Redes Definidas por Software e Sistemas Peer-to-Peer.
Marcelo Santos, Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Marcelo atualmente é professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo parte do doutorado realizado na Université Evry Val dEssonne - IBISC Lab (França). Mestre em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Tecnólogo em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). As áreas de interesse incluem: Cloud Computing, Network Functions Virtualization, Software Defined network, Virtualização de recursos, técnicas e algoritmos de otimização.
Augusto Domingues, UFV
Augusto C.S.A. Domingues é bacharel (2016) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e mestre (2018) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é doutorando em Ciência da Computação pela UFMG, onde realiza pesquisas na grande área de Redes de Computadores, com ênfase em Computação Ubíqua, Computação Urbana, Redes Móveis e Mobilidade Humana. No doutorado realiza pesquisas relacionadas a mecanismos de proteção de privacidade de localização de usuários em redes.
Fabrício Silva, UFV
Fabrício A. Silva é doutor (2015), mestre (2006) e bacharel (2004) em Ciência da Computação pela UFMG. Desde 2010 é professor na UFV-Campus Florestal. Em 2015, obteve o grau de doutor, na área de redes veiculares. Durante o doutorado, atuou como pesquisador visitante na Universidade de Ottawa, Canadá, sob a orientação de Azzedine Boukerche. Sua tese foi escolhida como a segunda melhor no Concurso de Teses e Dissertações da SBC. Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 e pesquisa nas áreas de sistemas distribuídos e computação ubíqua, principalmente no estudo e caracterização de grandes volumes de dados desses sistemas. Fabrício atua em projetos que envolvem dados geoespaciais desde 2012. Nos anos mais recentes, Fabrício tem pesquisa mais focada em dados geoespaciais, tendo conduzido projetos para caracterizar esses tipos de dados, desenvolver ferramentas, e extrair conhecimento a partir de contatos em redes móveis.
Leonardo Santos, UFV
Leonardo J. A. dos Santos é mestrando e bacharel (2018) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). No mestrado, tem trabalhado com o enriquecimento semântico de dados geoespaciais utilizando as geometrias dos setores censitários fornecidos pelo IBGE e de Pontos de Interesse coletados utilizando por meio do OSM.
Raissa Souza, UFV
Raissa P. P. de M. Souza é mestranda e bacharela (2018) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, tem trabalhado em pesquisas para recomendação de aplicativos de dispositivos móveis com base na segmentação de usuários envolvendo informações georreferenciadas e outros aplicativos instalados.
Gabriel Coimbra, UFV
Gabriel T. P. Coimbra é graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, tem trabalhado com pesquisa na área de sistema de informações geográficas.
Antonio Alfredo Ferreira Loureiro, UFMG
Antonio A. F. Loureiro possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Ciência da Computação pela University of British Columbia, Canadá (1995). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos distribuídos, computação móvel/ubíqua, 14 comunicação sem fio, gerenciamento de redes, redes de computadores, redes de sensores sem fio. Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A.
Ana Cristina Bicharra Garcia, UNIRIO
Cristina é atualmente a vice-coordenadora da Comissão Especial de Sistemas Colaborativos da SBC. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Computer Aided Civil Engineering - Stanford University (1989) e doutorado em Computer Aided Civil Engineering - Stanford University (1992). Fez um pós-doutorado em 2002 também na Universidade de Stanford e em 2013 na Business School do MIT. É atualmente Professora Titular do Departamento de Informática Aplicada da (UNIRIO) e pesquisadora 2 do CNPq desde 1994. Foi até 2017, Professora Titular no Departamento de Ciência da Computação na Universidade Federal Fluminense onde ingressou em 1994. Também é fundadora e foi coordenadora, de 1996 até 2017, do laboratório de documentação ativa e design inteligente (ADDLabs), laboratório da UFF em parceria com a Petrobras que desenvolveu mais de 20 projetos de Pesquisa e Desenvolvimento. Coordena projetos de cooperação com instituições internacionais, desde 2013, um com a Universidad Carlos III de Madrid na área de Inteligência Ambiental e, desde 2014, outro com o MIT na área de Inteligência Coletiva. Possui 8 orientações de doutorado e 32 de mestrado concluídas. As áreas de interesse atuais incluem Inteligência Artificial, Inteligência Coletiva, Inteligência Ambiental e Interação Humano-Computador.
Vaninha Vieira, UFBA
Vaninha é atualmente a coordenadora da Comissão Especial de Sistemas Colaborativos da SBC. É Professora Associada do Departamento de Ciência da Computação da UFBA e líder do grupo CEManTIKA de pesquisa em Sistemas Colaborativos, Ubíquos e Sensíveis ao Contexto. Foi Diretora do Centro de Projetos Fraunhofer para Engenharia de Software e Sistemas da UFBA. Realizou Pós-Doutorado na University of Southern California (USC), Estados Unidos (2015), Doutorado em Ciência da Computação pela UFPE (2008), doutorado sanduíche no LIP6, Paris (2007). Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ (2003) e graduação em Ciência da Computação pela UFBA (1999). Atuou como proponente e coordenadora executiva do consórcio brasileiro do projeto RESCUER, financiado pela Comissão Europeia e CNPq/MCTI, na área de Crowdsourcing. Atua em projetos de pesquisa nas áreas de Sistemas Colaborativos, Computação Ubíqua e Sensível ao Contexto, e Cidades Inteligentes, com ênfase em Gestão de Crises e Emergências.
Adriana Vivacqua, DCC-IM/UFRJ
Adriana possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Media Arts and Sciences pelo Massachusetts Institute of Technology (1999) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) em co-tutela com a Université de Tecnologie de Compiègne, e pós-dourado pela Universidad Politécnica de Valencia. Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e atua no Programa de Pós-Graduação em Informática, do qual é vice-coordenadora. Atua nas áreas de Interação Homem Computador e Trabalho Cooperativo Apoiado por Computador, nos temas: sistemas sensíveis a contexto, recuperação de informação, interfaces inteligentes e gestão de conhecimento. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2012-2015 e 2015-2018).
Juliana França, UFRRJ
Juliana é doutora em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ - 2018) com ênfase em Gestão de Sistemas Complexos. Concluiu seu Pós doutorado na UFRJ na área de CSCW (PPGI/UFRJ - 2018). Mestre em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UNIRIO - 2012) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com ênfase na linha de pesquisa Sistemas de Apoio a Negócios. Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e também graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) junto ao Departamento de Computação e atua como colaboradora no programa de pós-graduação em informática da UFRJ com a co-orientação de alunos de mestrado. É membro da ACM/FCA desde 2019. Atuou na organização de eventos científicos nacionais e internacionais como ISCRAM 2016, Summer School em IHC/CSCW 2019, e SBSC 2019. Tem experiência na área de Sistemas de Informação e atua principalmente nos seguintes temas: Colaboração (CSCW), Gestão de Conhecimento, Processos de Negócio, Suporte à Decisão e Modelagem Conceitual e Ontológica.
Angelica Dias, UFRJ
Angélica é doutora em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em Gestão de Sistemas Complexos. Mestre em Sistemas de Informação pela UFRJ. Especialista nas áreas de Gestão Executiva e E-Business e Inteligência e Database Marketing pela COPPEAD/NCE/UFRJ. Foi Diretora da Área de Extensão e Coordenadora Acadêmica dos Cursos de pós-graduação lato sensu e extensão do Instituto Tércio Pacitti/UFRJ, na UFRJ. Docente convidada nos programas de graduação e pós-graduação do Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Economia, Escola de Engenharia e no Programa de Pós-graduação em Informática da UFRJ. Atua como colaboradora no programa de pós-graduação da UFRJ com a co-orientação de alunos de graduação e mestrado. Atuou na organização de eventos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência nas áreas de Administração Pública, Gerência de Projetos, Ciência da Computação e Educação. Temas de interesse: Gestão de Conhecimento, Trabalho e Aprendizagem Cooperativa apoiada por computador (CSCW e CSCL), Tecnologia Assistiva, Economia Circular, Sustentabilidade, Gestão Estratégica da Informação, Inteligência Coletiva, Inteligência Ambiental, Data Literacy, Data Science e Educação a distância.

Data de publicação

16/11/2020

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: Volume Completo

Volume Completo

ISBN-13 (15)

978-65-87003-28-3