Minicursos do XXI Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

Autores

Andrey Ricardo Pimentel (ed)
UFPR
Lucas Ferrari de Oliveira (ed)
UFPR

Palavras-chave:

SBCAS, SBCAS 2021, Computação Aplicada à Saúde

Sinopse

O Livro de Minicursos do XXI Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS 2021) aborda temas de interesse para a comunidade de Informática na Saúde. Estes temas vão de biomarcadores para imagens biomédicas, passando pela aplicação de tecnologias como IoT e Blockchain na área da Saúde, terminando com a apresentação de uma norma para requisitos para sistemas de saúde.

O primeiro capítulo, chamado “Precision Radiomic Biomarkers: a brief introduction, some technical development, and several clinical applications” apresenta alguns biomarcadores radiômicos robustos identificados nos últimos anos para diferentes padrões de imagens patológicas. O capítulo apresenta a teoria básica sobre biomarcadores radiômicos e aborda biomarcadores de última geração para três diferentes doenças.

O capítulo “Internet das coisas, blockchain e contratos inteligentes aplicados à saúde” apresenta pesquisas recentes que utilizam IoT, blockchain e contratos inteligentes na área da saúde. É detalhado como empregar estas tecnologias na área da saúde e é apresentado a um exemplo prático construindo uma aplicação descentralizada usando os conceitos apresentados.

O terceiro capítulo “Fundamentals of IEC 62304 with an Agile Software Development Model” apresenta os fundamentos e definições da norma IEC 62304 que visa fornecer requisitos para os fabricantes de sistemas de saúde com Software para demonstrar sua capacidade de fornecer Software que atenda consistentemente aos requisitos do cliente e requisitos regulatórios. Este capítulo também apresenta um Modelo Ágil de Desenvolvimento de Software compatível com a IEC 62304 descrevendo suas principais fases.

Os temas apresentados neste livro tem como objetivo atender interesses tanto de estudantes, professores quanto de profissionais da área de Informática na Saúde.

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Data de publicação

15/06/2021

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: Volume Completo

Volume Completo

ISBN-13 (15)

978-65-87003-70-2