Minicursos do XVI Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais

Autores

Igor Monteiro Moraes (ed)
UFF
Antônio Augusto de Aragão Rocha (ed)
UFF

Palavras-chave:

Segurança da Informação, Sistemas Computacionais, SBSeg 2016, Minicursos SBSeg

Sinopse

Este livro apresenta a seleção de Minicursos da 16ª edição do Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg).

Em 2016, 14 propostas de minicursos foram submetidas, um número expressivo que demonstra a importância deste evento no panorama nacional de pesquisa. Destas, 4 foram selecionadas para publicação e apresentação, representando assim uma taxa de aceitação de aproximadamente 29%.

Este livro reúne 4 capítulos produzidos pelos autores das propostas aceitas. O Capítulo 1 faz uma abordagem computacional ao problema de proteção de privacidade, apresentando várias técnicas com suas primitivas criptográficas usadas para este fim. O Capítulo 2 apresenta a área de Computação Forense, com foco na área criminal, englobando alguns dos principais crimes cibernéticos e as técnicas e ferramentas usadas na área. O Capítulo 3 discute ataques e contramedidas em implementações em software de métodos criptográficos simétricos, e assimétricos baseados em curvas elípticas. Finalmente, o Capítulo 4 aborda os principais conceitos relacionados a smart grid, com foco nas vulnerabilidades e ataques que esse tipo de rede pode sofrer.

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Data de publicação

07/11/2016

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: Volume Completo

Volume Completo

ISBN-13 (15)

978-85-7669-350-5