Minicursos do XXII Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

Autores

Lucas Ferrari de Oliveira (ed)
UFPR
Flávio Henrique Duarte de Araújo (ed)
UFPI

Palavras-chave:

SBCAS 2022, Minicursos do SBCAS 2022, Computação Aplicada à Saúde

Sinopse

O Livro de Minicursos do SBCAS 2022 aborda temas de interesse para a comunidade de Informática na Saúde. Estes temas vão de fenótipos na pesquisa observacional, passando por IoT e Modelagem com foco em pacientes, além de Terapias Multissensoriais, Tecnologias para prestação de cuidados de saúde e terminando em aplicações de classificação de COVID-19 em imagens.

O primeiro capítulo, chamado “Internet das Coisas de Saúde: aplicando IoT, interoperabilidade e aprendizado de máquina com foco no paciente” apresenta a teoria e a evolução dos sistemas de saúde, para ao final discutir possíveis soluções para o desenvolvimento de um modelo distribuído de interoperabilidade de informações.

O capítulo “Robôs Socialmente Assistivos: Desenvolvendo Sessões de Terapia Multissensorial com o Robô EVA” apresenta a teoria de Robôs Socialmente Assistivos e descreve a arquitetura (hardware e software) do robô EVA que é uma plataforma open-source para terapias de pacientes com Alzheimer e para crianças com Transtorno do Espectro Autista.

No terceiro capítulo cujo o título é “Modelagem, Mineração e Análise de Jornadas/Trajetórias de Pacientes” são apresentadas técnicas de mineração de dados na sequência de atendimentos e procedimentos realizados pelo paciente, com isso um novo campo de pesquisa é trabalhado.

O capítulo “Classificação e Segmentação de COVID-19 em Imagens de Tomografia Computadorizada Usando Aprendizado Profundo” apresenta técnicas de auxílio ao diagnóstico de COVID-19 para exames de tomografia computadorizada.

O penúltimo capítulo “Sistema Mystrengths+Myhealth (MSMH): Tecnologia auxiliar para prestação de cuidados de saúde” tem como tema o conceito de saúde “whole-person” que é multidimensional e complexo, com diversos elementos que influenciam o indivíduo sendo necessário a integração desses elementos na prestação de cuidados de saúde.

Por fim, o último capítulo “Fenótipos no contexto da pesquisa observacional: OHDSI Phenotype Phebruary 2022” mostra que os fenótipos são os elementos fundamentais das análises e a ligação com os dados padronizados de modelos, apresentando o resultado da criação de uma rede colaborativa, seus conceitos, influência na geração das coortes e validação de resultados.

Capítulos

  • 1. Internet das Coisas de Saúde: aplicando IoT, interoperabilidade e aprendizado de máquina com foco no paciente
    Ana Paula Santin Bertoni, Vinicius Facco Rodrigues, Felipe André Zeiser, Blanda Mello, Cristiano André da Costa, Bruna Donida, Sandro José Rigo, Rodrigo da Rosa Righi
  • 2. Robôs Socialmente Assistivos: Desenvolvendo Sessões de Terapia Multissensorial com o Robô EVA
    Marcelo Marques da Rocha, Sara Luzia de Melo, Jesús Favela, Débora C. Muchaluat Saade
  • 3. Modelagem, Mineração e Análise de Jornadas / Trajetórias de Pacientes
    Caroline de Oliveira Costa Souza Rosa, Márcia Ito, Alex Borges Vieira, Antônio Tadeu Azevedo Gomes
  • 4. Classificação e Segmentação de COVID-19 em Imagens de Tomografia Computadorizada Usando Aprendizado Profundo
    Júlio V. M. Marques, José F. C. Ferreira, Rodrigo M. S. Veras, Romuere R. V. Silva
  • 5. Sistema Mystrengths+Myhealth (MSMH): Tecnologia auxiliar para prestação de cuidados de saúde
    Andressa Larissa Dias Müller de Souza, Luciana Schleder Gonçalves, Robin Austin
  • 6. Fenótipos no contexto da pesquisa observacional: OHDSI Phenotype Phebruary 2022
    Maria Tereza Fernandes Abrahão, Pablo Jorge Madril

Downloads

Não há dados estatísticos.

Data de publicação

07/06/2022

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: Volume Completo

Volume Completo

ISBN-13 (15)

978-85-7669-508-0