Minicursos da XXII Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul

Autores

Arthur Lorenzon (ed)
UNIPAMPA
Márcio Castro (ed)
UFSC
Mauricio Pillon (ed)
UDESC

Palavras-chave:

ERAD-RS 2022

Sinopse

O Livro de Minicursos apresentados na XXII Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul (ERAD/RS) consolida a integração de pesquisadores em programação paralela da Região Sul do Brasil. Constituído de cinco capítulos, todos os temas com foco em desempenho, o livro possui uma variedade de assuntos convergentes.

No primeiro capítulo, intitulado "Desenvolvimento de Aplicações Paralelas Adaptativas: Uma Visão de Duas Décadas (2001-2021)", os autores tratam da evolução das arquiteturas paralelas e adequações de seus usos em ambientes dinâmicos. O tema provoca uma reflexão interessante tanto para pesquisadores já consolidados quanto para jovens alunos em busca de novos desafios.

Nos capítulos dois e três, os autores discorrem sobre linguagens e técnicas de programação em computação paralela, são eles: "Computação de Alto Desempenho em Julia", que apresenta uma linguagem moderna, de fácil uso e aprendizado; e "Introdução à Programação com Memória Persistente", que discuste sobre motivação e problemas de consistência de dados em processadores com memória persistente (PM).

No quarto capítulo, os autores de "Coisas para saber antes de fazer o seu próprio Benchmarks Game" sumarizam os aspectos essenciais a avaliação e comparação de programas com foco na área de Jogos.

O desfecho do livro destaca um tema onipresente em pesquisas de processamento de alto desempenho (PAD), o capítulo "Apresentação de Resultados Experimentais para Processamento de Alto Desempenho em R", que discute formas de melhor dispor os dados em textos científicos e a reprodutibilidade de experimentos.

Capítulos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Data de publicação

18/04/2022

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Detalhes sobre o formato disponível para publicação: Volume Completo

Volume Completo

ISBN-13 (15)

978-65-87003-87-0