Uso de URLs para caracterização de comunidades em Redes Sociais Online
Resumo
Para uma melhor compreensão da organização complexa dos indivíduos em redes sociais online, é essencial a investigação dos grupos de usuários e das discussões em torno de determinados assuntos. Este trabalho apresenta uma metodologia para a caracterização de grupos em redes sociais com base nas fontes externas utilizadas pelos seus usuários para a construção da argumentação conduzida sobre determinados assuntos. Uma análise do Twitter em torno da discussão sobre a vacinação da COVID-19 no Brasil mostra que a metodologia é capaz de avançar no entendimento da forma como as informações são produzidas e propagadas, e nas diferenças entre a forma como diversos grupos de usuários utilizam fontes externas de informação.
Referências
Blondel, V. D., Guillaume, J.-L., Lambiotte, R., and Lefebvre, E. (2008). Fast unfolding of communities in large networks. Journal of statistical mechanics: theory and experiment, 2008(10):P10008.
Christhie, W., Reis, J. C. S., Moro, F. B. M. M., and Almeida, V. (2018). Detecção de posicionamento em tweets sobre política no contexto brasileiro. In Anais do VII Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Cossard, A., Morales, G. D. F., Kalimeri, K., Mejova, Y., Paolotti, D., and Starnini, M. (2020). Falling into the echo chamber: the italian vaccination debate on twitter. In Proceedings of the International AAAI Conference on Web and Social Media, volume 14, pages 130–140.
Garimella, K., De Francisci Morales, G., Gionis, A., and Mathioudakis, M. (2018). Political discourse on social media: Echo chambers, gatekeepers, and the price of bipartisanship. In Proceedings of the 2018 World Wide Web Conference, pages 913–922.
Guimarães, S. S., Reis, J. C., Lima, L., Ribeiro, F. N., Vasconcelos, M., An, J., Kwak, H., and Benevenuto, F. (2020). Identifying and characterizing alternative news media on facebook. In 2020 IEEE/ACM International Conference on Advances in Social Networks Analysis and Mining (ASONAM), pages 448–452. IEEE.
Martins, E., Gonçalves, K., and Filho, R. M. (2019). Caracterizando a campanha presidencial brasileira em 2018 usando dados do twitter. In Anais do VIII Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, pages 131–142, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Morstatter, F., Shao, Y., Galstyan, A., and Karunasekera, S. (2018). From alt-right to alt-rechts: Twitter analysis of the 2017 german federal election. In Companion Proceedings of the The Web Conference 2018, pages 621–628.
Resende, G., Messias, J., Silva, M., Almeida, J., Vasconcelos, M., and Benevenuto, F. (2018). A system for monitoring public political groups in whatsapp. In Proceedings of the 24th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, pages 387–390. ACM.