Identificação de fake news: uma abordagem utilizando métodos de busca e chatbots

  • Yara de Lima Araújo UFRJ
  • Anderson Cordeiro Chares UFRJ
  • Jonice de Oliveira Sampaio UFRJ

Resumo


Diante do grande crescimento das mídias sociais, a disseminação de informações ocorre de maneira mais rápida e escalável. Esse dinamismo transforma a avaliação da veracidade de uma informação em tarefa que demanda tempo e quebra do fluxo contínuo da interação social. Isto faz com que rumores também se espalhem com maior velocidade na rede. Nesse trabalho, propõe-se a utilização de um chatbot para o Facebook Messenger que, através de técnicas de busca e recuperação da informação, pesquisa em um dataset por palavraschave de possíveis rumores que recebe de usuários, respondendo com links que possam auxiliar na validação da informação. Esse dataset é composto por conteúdo de sites brasileiros que reúnem notícias classificadas como falsas ou verdadeiras.

Referências

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Publicado
26/07/2018
ARAÚJO, Yara de Lima; CHARES, Anderson Cordeiro; SAMPAIO, Jonice de Oliveira. Identificação de fake news: uma abordagem utilizando métodos de busca e chatbots. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 7. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 229-234. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2018.3596.