Importância das Colaborações Interdisciplinares nas Redes de Coautoria Científica
Resumo
Quão importantes são as colaborações interdisciplinares nas redes de coautoria científica? Esta é uma questão relevante que tem chamado a atenção da comunidade acadêmica, já que o estreitamento das relações entre pesquisadores contribui para tornar as redes científicas mais fortes. Entretanto, trabalhos tradicionais têm se concentrado na caracterização de grupos específicos e não no estudo de uma comunidade científica completa e robusta. Neste artigo, caracterizamos essas relações considerando as oito grandes áreas de toda a rede de coautoria científica brasileira. Nossos resultados mostram que a rede de coautoria brasileira cresceu e tornou-se especialmente interdisciplinar.
Referências
Dias, T. M. R. and Moita, G. F. (2015). A method for the identification of collaboration in large scientific databases. Em questão, 21(2):140–161.
Furtado, C. A., Davis, Jr., C. A., Gonçalves, M. A., and de Almeida, J. M. (2015). A Spatiotemporal Analysis of Brazilian Science from the Perspective of Researchers’ Career Trajectories. PLOS ONE, 10(10):1–28.
Iglič, H., Doreian, P., Kronegger, L., and Ferligoj, A. (2017). With whom do researchers collaborate and why? Scientometrics, 112(1):153–174.
Kato, M. and Ando, A. (2013). The relationship between research performance and international collaboration in Chemistry. Scientometrics, 97(3):535–553.
Lane, J. (2010). Let’s make science metrics more scientific. Nature, 464(7288):488–489.
Leão, J. C., Brandão, M. A., de Melo, P. O. V., and Laender, A. H. F. (2017). Classificação de Relações Sociais para Melhorar a Detecção de Comunidades. In Proc. of the VI Brazilian Workshop on Soc. Netw. Anal. and Mining, pages 647–657, São Paulo, Brazil.
Mena-Chalco, J. P., Digiampietri, L. A., Lopes, F. M., and Junior, R. M. C. (2014). Brazilian bibliometric coauthorship networks. JASIST, 65(7):1424–1445.
Milgram, S. (1967). The small-world problem. Psychology Today, 1(1).
Mooney, H. A., Duraiappah, A., and Larigauderie, A. (2013). Evolution of natural and social science interactions in global change research programs. PNAS, 110(1):3665–3672.
Silva, T. H. P., Laender, A. H. F., Davis Jr., C. A., da Silva, A. P. C., and Moro, M. M. (2016). The Impact of Academic Mobility on the Quality of Graduate Programs. D-Lib Magazine, 22(9/10).
