Influência Externa na Popularidade Musical: Google Trends como Indicador de Viralidade e Sucesso no Spotify

  • Gabriela A. Fonseca UFMG
  • Gabriel P. Oliveira UFMG
  • Ana Paula Couto da Silva UFMG

Resumo


O mercado musical contemporâneo, impulsionado pela ascensão das plataformas de streaming, reflete novas dinâmicas de consumo influenciadas por tendências de diferentes plataformas sociais. Para ampliar a compreensão acerca de tais fenômenos, este trabalho investiga a relação entre o interesse público, medido por buscas no Google, e a popularidade musical no Spotify, através de análises de correlação e causalidade de Granger. Os resultados mostram evidências pontuais para uma relação estatística entre ambos os fenônemos, embora não generalizáveis a todas as canções, reforçando que o desempenho musical é um fenômeno complexo e multifacetado.

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Publicado
20/07/2025
FONSECA, Gabriela A.; OLIVEIRA, Gabriel P.; SILVA, Ana Paula Couto da. Influência Externa na Popularidade Musical: Google Trends como Indicador de Viralidade e Sucesso no Spotify. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 14. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 93-105. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2025.8784.

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