Sentimento vs. Nota: Detectando Discrepâncias em Avaliações de Aplicativos

  • Marcos Paulo Soares Moura Filho IFPI
  • Rogério F. de Sousa IFPI

Resumo


As avaliações online exercem forte influência no comportamento dos consumidores, mas costumam apresentar divergências entre a nota numérica e o sentimento expresso no texto. Este artigo apresenta uma análise quantitativa dessas discrepâncias utilizando modelos de aprendizado de máquina aplicados ao UTL-Corpus, um córpus de avaliações da Google Play Store. Dentre os modelos testados para classificação de polaridade, o BERTimbau obteve melhor desempenho (acurácia de 91% e F1-score de 90%) e identificou 1.772 avaliações discrepantes (17,7% do total), em sua maioria positivas. O estudo reforça a importância de analisar o conteúdo textual além das notas para aprimorar a compreensão de feedbacks e a eficácia dos sistemas de recomendação.

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Publicado
20/07/2025
MOURA FILHO, Marcos Paulo Soares; SOUSA, Rogério F. de. Sentimento vs. Nota: Detectando Discrepâncias em Avaliações de Aplicativos. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 14. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 297-303. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2025.9308.

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