Caracterização dos perfis comerciais na rede social Instagram

  • Gabriela Enes Campos Universidade Federal de Ouro Preto
  • Helen Costa Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo


Neste artigo é apresentado um estudo resultante da análise de dados dos usuários na rede social Instagram, identificando os diferentes perfis existentes. O Instagram é um aplicativo para divulgação de fotos que se tornou popular nos últimos anos e devido a isto, empresas e comerciantes estão cada vez mais investindo na divulgação através dele. Isto mostra que as marcas estão interessadas em divulgar seus produtos de forma descontraída, fazendo com que seus clientes tenham um relacionamento mais próximo com a empresa. Sendo assim, esta pesquisa visa caracterizar as contas do Instagram, identificando e diferenciando usuários comuns de usuários comerciais. Em seguida, o estudo de caracterização é utilizado em uma abordagem de classificação que foi capaz de diferenciar estes usuários com alta precisão.

Palavras-chave: Análise de Redes Sociais, Instagram, Caracterização de Perfis

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Publicado
05/07/2016
CAMPOS, Gabriela Enes; COSTA, Helen. Caracterização dos perfis comerciais na rede social Instagram. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 2016. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 55-66. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2016.6443.