Google Colaboratory como Solução para o Ensino Remoto de Deep Learning: Inovações e Superação de Desafios

  • Martony Demes da Silva UFPI
  • Nara Leyla dos Santos Silva UFPI

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Google Colaboratory como ferramenta para o ensino remoto da disciplina Deep Learning I na Universidade UF. Com a pandemia, o ensino remoto se tornou uma necessidade urgente, especialmente para disciplinas que exigem alto poder computacional. O Google Colaboratory foi adotado como solução para viabilizar o aprendizado de deep learning sem a necessidade de infraestrutura local avançada. A plataforma oferece recursos como GPUs gratuitas e integração com bibliotecas de aprendizado de máquina, o que facilita a implementação de modelos complexos. O artigo discute os principais desafios enfrentados pelos alunos no uso da plataforma, como limitações de tempo de uso das GPUs e problemas de conectividade, além das soluções adotadas para superá-los. Os resultados evidenciam que, apesar das dificuldades, o uso do Google Colaboratory proporcionou uma experiência de aprendizado mais acessível e eficaz.

Referências

Almeida, L. R., & Macedo, R. S. (2022). Educação remota e recursos computacionais: reflexões sobre o uso de plataformas em nuvem no ensino de IA. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30(1), 45–61.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

Bisong, E. (2019). Google Colaboratory. In: Building Machine Learning and Deep Learning Models on Google Cloud Platform. Apress, Berkeley, CA.

Creswell, J. W. (2010). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. SAGE Publications.

Ghosh, S., Chakraborty, S., & Das, A. (2021). Digital divides in online education: An analysis of infrastructural and technological barriers. IEEE Access.

Goodfellow, I., Bengio, Y., & Courville, A. (2016). Deep Learning. MIT Press.

Matsumoto, M., Okamoto, T., & Fujita, K. (2020). Cloud-based computational notebooks in deep learning education. Journal of Educational Technology & Society.

Zhang, Y., Wang, L., & Liu, H. (2022). Leveraging Google Colaboratory for remote AI education: A practical case study. Computers & Education.
Publicado
01/07/2025
SILVA, Martony Demes da; SILVA, Nara Leyla dos Santos. Google Colaboratory como Solução para o Ensino Remoto de Deep Learning: Inovações e Superação de Desafios. In: CONFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DO ICET (CONNECTECH), 2. , 2025, Itacoatiara/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 13-20. DOI: https://doi.org/10.5753/connect.2025.10764.