Interaction Models Applied to the Design of Intelligent Systems: A Preliminary Systematic Mapping

  • Rennan Alves UFAM
  • Raíssa Martins UFAM
  • Andrey A. Oliveira Rodrigues UFAM

Abstract


Sistemas inteligentes são sistemas computacionais que possuem a capacidade de aprender, raciocinar e tomar decisões de forma autônoma, utilizando técnicas de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML). Um problema significativo no campo do design de sistemas inteligentes é a escassez de pesquisas sobre modelos de interação eficazes que permitam aos designers conceber interfaces intuitivas para esses sistemas. Nesse contexto, este projeto de pesquisa aborda a importância dos modelos de interação no design de sistemas inteligentes, considerando o crescente interesse e adoção desses sistemas em diversos setores. Por meio de uma metodologia que envolve mapeamento sistemático da literatura, análise crítica e comparativa dos modelos identificados, avaliação da eficácia desses modelos e identificação de lacunas na literatura, busca-se compreender melhor como os usuários interagem com sistemas inteligentes e como projetar interfaces de usuário eficazes e adaptáveis. Considerando o papel crucial dos modelos de interação na concepção de sistemas inteligentes que atendam às necessidades e expectativas dos usuários, este projeto visa contribuir para o avanço do campo do design de sistemas inteligentes, oferecendo insights valiosos para designers, pesquisadores e profissionais da área.

References

Barbosa, S. and Silva, B. (2010). Interação humano-computador. Elsevier Brasil.

Basili, V. R. and Rombach, H. D. (1988). The tame project: Towards improvement-oriented software environments. IEEE Transactions on Software Engineering, 14(6):758–773.

Collins, C., Dennehy, D., Conboy, K., and Mikalef, P. (2021). Artificial intelligence in information systems research: A systematic literature review and research agenda. International Journal of Information Management, 60:102383.

da Silva Fernandes, U., Barbosa, G. A. R., Azevedo, B., Chagas, G. D. J. B., Barbosa, S. D. J., and Prates, R. O. (2023). Lessons learned from modeling the interaction with conversational agents. Interaction Design and Architecture(s) Journal, (55):139 – 173.

Damian, A. L., Marques, A. B., Silva, W., Diniz Junqueira Barbosa, S., and Conte, T. (2020). Checklist-based techniques with gamification and traditional approaches for inspection of interaction models. IET Software, 14(4):358–368.

Dix, A. (2017). Human–computer interaction, foundations and new paradigms. Journal of Visual Languages & Computing, 42:122–134.

Fernandes, U. d. S., Prates, R. O., Chagas, B. A., and Barbosa, G. A. (2021a). Analisando a aplicabilidade da molic para modelar a interação em agentes conversacionais: Um estudo de caso no chatbot ana. In Anais do XX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC.

Fernandes, U. d. S., Prates, R. O., Chagas, B. A., and Barbosa, G. A. (2021b). Analyzing molic’s applicability to model the interaction of conversational agents: A case study on ana chatbot. In Proceedings of the XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–7.

Garofalo, J. A. C., Salazar, J. A. V., Guevara, C. A. S., and Chisag, Á. G. R. (2020). Inteligencia artificial, sistemas inteligentes, agentes inteligentes. RECIMUNDO: Revista Científica de la Investigación y el Conocimiento, 4(2):16–30.

Gupta, K., Hajika, R., Pai, Y. S., Duenser, A., Lochner, M., and Billinghurst, M. (2020). Measuring human trust in a virtual assistant using physiological sensing in virtual reality. In 2020 IEEE Conference on virtual reality and 3D user interfaces (VR), pages 756–765. IEEE.

Hopgood, A. A. (2021). Intelligent systems for engineers and scientists: a practical guide to artificial intelligence. CRC press.

Kitchenham, B. A. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical Report EBSE-2007-01, EBSE, Keele University and University of Durham. Technical report.

Li, Z., Zhou, X., Ma, H., and Hou, D. (2022). Advanced concrete technology. John Wiley & Sons.

MacKenzie, I. S. (2024). Human-computer interaction: An empirical research perspective.

Yang, L., Huang, J., Feng, T., Hong-An, W., and Guo-Zhong, D. (2019). Gesture interaction in virtual reality. Virtual Reality & Intelligent Hardware, 1(1):84–112.

Zimmerman, J. and Forlizzi, J. (2014). Research through design in hci. In Ways of Knowing in HCI, pages 167–189. Springer.
Published
2025-07-01
ALVES, Rennan; MARTINS, Raíssa; RODRIGUES, Andrey A. Oliveira. Interaction Models Applied to the Design of Intelligent Systems: A Preliminary Systematic Mapping. In: ICET TECHNOLOGY CONFERENCE (CONNECTECH), 2. , 2025, Itacoatiara/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 42-53. DOI: https://doi.org/10.5753/connect.2025.12319.