Análise da Vulnerabilidade do Tráfego Urbano usando Dados de Aplicativo de Ridesharing

Resumo


A teoria de redes complexas tem sido usada para modelar o tráfego de sistemas viários urbanos. O tráfego pode ser modelado como um grafo, caracterizado por métricas de redes complexas. Segundo a literatura, se há um problema de congestionamento ou interrupção do tráfego, é feita uma avaliação do grau de vulnerabilidade ou resiliência do sistema na busca de soluções. O artigo propõe uma abordagem para avaliação da vulnerabilidade do tráfego urbano através das métricas das redes complexas geradas a partir de dados abertos obtidas pelo aplicativo de Ridesharing Uber, utilizando falhas direcionadas. Como diferencial, em relação a literatura, esta abordagem utiliza o conceito de assimetria para a avaliação da vulnerabilidade do tráfego urbano.

Palavras-chave: Redes Complexas, Ridesharing, Vulnerabilidade

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Publicado
10/12/2020
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PERTENCE, Antônio Augusto Faria Guimarães Melo; MINI, Raquel Aparecida Freitas; MARQUES-NETO, Humberto Torres. Análise da Vulnerabilidade do Tráfego Urbano usando Dados de Aplicativo de Ridesharing. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 4. , 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 15-28. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2020.12350.