Predição de Séries Temporais de Demanda em Modelos de Compartilhamento de Veículos para Modelos Uni e Multi Variáveis

  • Victor Aquiles Soares de Barros Alencar Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lucas Ribeiro Pessamilio Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Felipe Rooke da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora http://orcid.org/0000-0001-5625-2694
  • Heder Soares Bernardino Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alex Borges Vieira Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo


O compartilhamento de veículos é alternativa para a mobilidade urbana que vem sendo largamente adotada. Porém, essa abordagem está sujeita a problemas, como desbalanceamento da frota ao longo do dia, por conta de demandas variadas em grandes centros urbanos. Neste trabalho aplicamos duas técnicas de séries temporais, o LSTM e o Prophet, para inferir a demanda de três serviços reais de compartilhamento de veículos. Além dos dados históricos, atributos climáticos também foram considerados numa das aplicações do LSTM. Como resultado, foi observado que a adição de dados meteorológicos melhorou o desempenho do modelo: um MAE (Erro Absoluto Médio) médio de aproximadamente 6,01% é obtido com os dados de demanda, enquanto um MAE de 5,9% é observado quando adiciona-se os dados climáticos. Também é possível notar que o desempenho do LSTM é melhor do que o obtido pelo Prophet (MAE médio igual a 10,4%) para as bases de dados adotadas aqui e considerando apenas a demanda dos serviços.

Palavras-chave: Séries Temporais, Car-sharing, Mobilidade Urbana

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Publicado
10/12/2020
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ALENCAR, Victor Aquiles Soares de Barros; PESSAMILIO, Lucas Ribeiro; DA SILVA, Felipe Rooke; BERNARDINO, Heder Soares; VIEIRA, Alex Borges. Predição de Séries Temporais de Demanda em Modelos de Compartilhamento de Veículos para Modelos Uni e Multi Variáveis. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 4. , 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 84-96. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2020.12355.