Uma proposta para obter o grau de influência de eventos sobre comunidades baseadas em critérios de geolocalização

Resumo


A sociedade humana divide-se em comunidades formadas por indivíduos que compartilham similaridades de comportamento, interesses, moradia etc. Eventos como ações publicitárias ou acidentes de trânsitos, dentre outros, ocorrem diariamente nos centros urbanos e afetam de forma diferente essas comunidades. Este artigo propõe uma abordagem para avaliar a influência do local de ocorrência desses eventos sobre diferentes comunidades, contribuindo assim com o planejamento de ações voltadas para essas comunidades. Para isso, realizou-se um estudo de caso usando o dataset GEOLIFE, no qual os usuários foram divididos em comunidades baseadas no histórico de geolocalização, para as quais se calculou o grau de influência de eventos ocorridos em onze locais de grande circulação. A aplicação desses resultados foi demonstrada maximizando-se a eficácia de uma campanha de vacinação com orçamento limite na cidade de Pequim.

Palavras-chave: Mobilidade urbana, Cidades inteligentes, Análise e mineração de dados

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Publicado
10/12/2020
SOUZA, Marcos Aurélio de Paiva; LUCENA, Sidney Cunha de; CAMPOS, Carlos Alberto Vieira. Uma proposta para obter o grau de influência de eventos sobre comunidades baseadas em critérios de geolocalização. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 4. , 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 111-124. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2020.12357.